Background

Notícias

Representantes da Saúde de Chapecó participam de encontros de saúde mental

Compartilhar

Chapecó, 30/05/2019, quinta-feira – Representantes da Secretaria de Saúde de Chapecó participaram do XII Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares e do X Encontro Paulista de Saúde Mental. Os profissionais que estiveram participando das atividades foram o Psiquiatra do Grupo de Desenvolvimento Humano - GDH da Secretaria de Saúde, Flávio Braga Freitas; a Farmacêutica no NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, Emily Dal Prá da Silva; e a Psicóloga do Serviço de Acolhimento da Secretaria de Assistência Social de Chapecó, Daiana Sebenello Bernardi.

O Congresso aconteceu em comemoração aos 30 anos do Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares, que é composto por psicanalistas didatas, e professores universitários com título de doutorado. Realiza atendimentos em grupo na rede pública e privada e também capacitação para atendimentos em grupo. Desenvolvem atividades de pesquisa e publicam trabalhos científicos em revista própria – Revista do NESME.

Os representantes de Chapecó apresentaram trabalhos. O trabalho inscrito foi o Grupo de Desenvolvimento Humano, com o título “Grupos Interativos e a Promoção de Saúde dos Sujeitos”. O congresso teve a participação de uma convidada internacional, da França, a psicanalista Claudine Vacheret e aconteceu entre os dias 23 e 26 de maio em Serra Negra – São Paulo.

Saiba mais

Grupos Interativos e a Promoção de Saúde dos Sujeitos: O Grupo de Desenvolvimento Humano é um serviço existente dentro da Secretaria de Saúde de Chapecó que tem como objetivo realizar atendimentos em grupo aos usuários do SUS com fins terapêuticos e capacitar profissionais na coordenação de grupos com características interativas. Acontece com a parceria e articulação entre as Secretarias envolvidas: Assistência Social, Educação e Saúde, com origens no setor de saúde, porém, busca articular os diversos setores da rede de atendimento.