Background

Notícias

Dia do Brincar no CEIM Criança Feliz

Compartilhar

Chapecó, 04/06/2019, terça-feira – O brincar é uma ação natural da criança, é a sua forma de descobrir o mundo, apropriar-se de sua cultura, bem como produzir a sua própria cultura. Nas brincadeiras, as crianças não só se socializam, como criam a recriam conceitos, bem como experimentam e testam novas possibilidades. Para comemorar o Dia Internacional do Brincar, o Centro de Educação Infantil Municipal Criança Feliz organizou um dia todo com diversas atividades para as crianças explorarem possibilidades de brincar.

O objetivo foi proporcionar às crianças o contato com brinquedos não estruturados possibilitando a criação, imaginação e vivência de diferentes situações. Foram organizados espaços diversos nas áreas externas do CEIM com brinquedos não estruturados explorando brincadeiras lúdicas, tais como: carvão para pintar, explorar a textura com farinha, espaço com bolinhas, trilha sensorial entre outros. As crianças puderam brincar explorando todos os materiais disponibilizados, e escolhiam qual atividade queriam participar ou mesmo recriar. Todas as crianças participavam ativamente, interagiam umas com as outras e com as professoras, demonstrando gostar do espaço e dos brinquedos diferentes que foram propostos. A coordenadora Aline Fernandes dos Santos relata que incentivam as professoras a explorar novos espaços e brincadeiras, assim surgiu a ideia deste dia. “Organizamos momentos de brincadeiras utilizando brinquedos não estruturados, possibilitando a criação, a imaginação e a vivência de diferentes situações” destacou.

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende e experimenta o mundo, explora possibilidades de movimento, as relações sociais, elabora sua autonomia de ação e também organiza suas emoções. Segundo a gestora do CEIM, Dilcemar Gazolla este projeto será organizado em outros momentos ao longo do ano, explorando outros espaços. “Todos abraçaram a ideia, vamos organizar espaços abertos para explorar outros materiais, as crianças adoraram esse dia”, relatou.

A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera destaca que o brincar na Educação Infantil é muito importante. “Por isso planejar espaços diferentes que estimulem as crianças a criarem suas próprias formas de brincar, contribui de forma positiva para o seu desenvolvimento”, finalizou.