Cronograma semanal de ações de infraestrutura no Município

Chapecó, 04/06/2019, terça-feira – A Administração Municipal de Chapecó informa o cronograma de atividades das Secretarias de Infraestrutura Urbana, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Superintendência da Efapi nas ruas, unidades escolares e estradas do Município. As ações de melhorias são divididas por regiões e atendidas pelas Secretarias com diferentes equipes, atuando nas áreas urbana e rural de Chapecó, durante o período de 03 a 07 de junho de 2019.

A Administração reforça que o cronograma pode sofrer alterações devido às condições climáticas. Confira!

• Secretaria de Infraestrutura Urbana
  • Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente
  • Superintendência da Efapi

- Coleta de galhos no distrito do Bom Retiro e nos bairros Líder, Vila Real, Desbravador, Santa Paulina, Jardim Europa, Passo dos Fortes e Pinheirinho conforme programação em anexo;

- Continuação dos trabalhos de patrolamento e cascalhamento na Região dos Bairros

Jardim América, Parque das Palmeiras e Esplanada;

- Corte de grama e roçada nos Loteamentos Jardins Lunardi, Santos Dumont, Reserva

dos Pinhais e Avenida Leopoldo Sander. Nos Postos de Saúde e Ceim’s, Praças do

Bairro Esplanada, Parque das Palmeiras e Ecoparque;

- Reparos e recuperação no asfalto dos Bairros São Cristóvão, Bela Vista, Cristo Rei,

Presidente Médici e Passo dos Fortes;

- Manutenção e conservação da Iluminação Pública em todos os bairros;

- Sinalização de trânsito: Pintura de faixas de segurança, lombadas e manutenção das sinalizações vertical e horizontal na região do centro e nos Bairros Palmital, Presidente

Médici, Maria Goretti e região do centro;

- Implantação de rede pluvial, reparos e manutenção de tubulação, galerias e bocas de

lobo nos Bairros Palmital, Santo Antônio, Seminário e Distrito de Goio-en;

- Ajardinamento, plantio de grama e flores nos canteiros e rótulas localizadas nas

Avenidas Getúlio Vargas, Fernando Machado, São Pedro e Leopoldo Sander. Ruas

Condá, Rui Barbosa e Assis Brasil;

- Coleta de resíduos orgânicos em 100% da área urbana e coleta de resíduos recicláveis

em 100% das áreas urbana e rural;

- Recebimento de volumosos como eletroeletrônicos eletrodomésticos e madeiras em

geral nos Ecoponto.

- Conclusão dos trabalhos na Bitu até o asfalto;

- Conclusão dos trabalhos de tubulação na Serra do Refúgio;

- Continuação dos trabalhos na Linha Vila Real até o Camping Peruzo;

- Continuação dos trabalhos na Linha Rodeio do Herval;

- Início dos trabalhos de patrolamento na Linha Campinas;

- Início dos trabalhos de patrolamento na Linha São Vedelino;

- Início dos trabalhos de patrolamento na Linha Sperotto.

- Recolhimento de galhos seguindo o CRONOGRAMA DE COLETA DE GALHOS (em anexo);

- Início do cronograma mensal de roçadas nas Escolas Municipais, CEIMs e Unidades de Saúde da área de abrangência da Superintendência;

- Limpeza, manutenção de bocas de lobo e tubulações, retirada de resíduos das sarjetas e alinhamento de água, na Linha Barra do Rio dos Índios, Faxinal dos Rosa e Bairro Eldorado;

- Continuação dos serviços de cascalhamento, patrolamento e limpeza de tubulações nos Loteamentos Vitório Rosa, Lajeado São José e Bairro Eldorado.

• Ecopontos

É um conjunto de caixas receptoras de resíduos volumosos. Em Chapecó, o Município disponibiliza dois endereços de Ecoponto para auxiliar, orientar e incentivar a comunidade a fazer o descarte consciente. Não são recebidos resíduos de empresas, somente de pessoas físicas. Os Ecopontos funcionam das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio dia. Existe Ecoponto em Chapecó em dois endereços:

• Na Secretaria de Infraestrutura Urbana, Rua Sete de Setembro, nº 2063 E, bairro Presidente Médici, próximo a UPA 24horas;
  • Na Superintendência da Efapi, na Rua Garças, 226 D.

Nos espaços estão dispostos containers para o recebimento dos seguintes resíduos:

• Eletroeletrônicos (computadores, notebook, celular, monitor, televisor, pilhas e baterias. Deverão estar inteiros);
  • Eletrodomésticos, metais e ferros (geladeira, fogão, máquina de lavar, micro-ondas, cadeiras de metal, estantes de metal, latas de tintas. Somente materiais interios);
  • Móveis (sofá, guarda-roupas, mesa, cadeiras de madeira, colchão, tábuas. Os móveis devem estar desmontados);
  • Poda e capina (grama, galhos, poda, capina, roçada);
  • E agora também Vidros, no Ecoponto da Rua Sete de Setembro (garrafas, portas, janelas, copos, potes de conserva. Não são recebidos parabrisas, tubos de televisão, vidros de eletrônicos).

Lembrando que os móveis devem ser desmontados pelo gerador antes do descarte. Não são aceitos móveis inteiros. Já os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, deverão estar inteiros.

Com relação ao descarte dos tipos de resíduos que os Ecopontos não recebem, o cidadão, seja ele pessoa física ou jurídica, deve entrar em contato com uma empresa especializada que possui aterro industrial. Quanto às lâmpadas, deve ser respeitada a logística reversa, ou seja, o contribuinte guarda a nota ou o cupom fiscal do estabelecimento onde comprou o produtor e devolve no mesmo local.

Com relação aos pneus, existe um Ecoponto específico, gerenciado pela Secretaria de Saúde, que fica na rua Israel, número 240, bairro Maria Goretti. Atende nas segundas e quartas-feiras, das 8hs às 11h30 e das 13h30 às 17hs.

Já o óleo de cozinha, pode ser descartado nas feiras livres ou na Ong Verde Vida.