Background

Notícias

Escola realiza projeto sobre gentileza

Compartilhar

Chapecó, 05/06/2019, quarta-feira – A Escola Básica Municipal Florestan Fernandes realiza o projeto “Gentileza Gera Gentileza” que visa o desenvolvimento de ações que demonstrem a gentileza ao próximo, tais como: a prática do desenvolvimento de afeto, de escutar o outro com carinho e atenção, de dizer palavras que façam bem, cuidar do espaço escolar e praticar atitudes que tragam amorosidade.

O objetivo principal do projeto realizado pela escola é oportunizar situações de aprendizagem a fim de resgatar atitudes gentis como um valor necessário a convivência social harmoniosa, reconhecendo que precisamos do outro. Sendo assim, o projeto vêm resgatar na comunidade escolar gestos simples, valores esquecidos, atitudes diárias que façam refletir e transformem comportamentos principalmente no que tange o respeito às diferenças.

Em uma das atividades do projeto os alunos tiveram a oportunidade de assistir uma partida de Goalball entre Chapecó e Xanxêre. O goalball é um esporte praticado por atletas que possuem deficiência: baixa visão ou cegueira, cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário. E para um o bom desempenho do jogo é necessário a colaboração da torcida que precisam permanecer em absoluto silencio, pois é utilizada a bola de guizo para orientação dos jogadores. Após o término da partida alguns alunos e professores também puderam vivenciar a experiência do esporte.

Para o aluno Carlos Henrique Iochms da nona série que participou das atividades é importante se colocar e entender o lugar do outro. “Através deste projeto “Gentileza gera Gentileza” e a atividade de hoje com as pessoas com deficiências visuais percebi que é importante percebermos as diferenças que existem entre nós respeitar e ajudar o outro. E não existem barreiras para atingir nossos sonhos”, finalizou.