Escola de Artes completa 40 anos com espetáculo Arte Conexão

Chapecó, 06/06/2019, quinta-feira – A Escola de Artes de Chapecó completa no mês de junho 40 anos de atuação em Chapecó. Para comemorar a data uma programação especial foi preparada e apresentada em dois momentos na quinta-feira (06). Durante a tarde o espetáculo ARTE CONEXÃO foi apresentado para escolas e entidade da cidade. Já a noite, a partir das 19 horas, o espetáculo será apresentado à comunidade em geral. O palco das duas apresentações foi o Teatro Municipal do Centro de Cultura e Eventos Plinio Arlindo De Nes.

De acordo com a Diretora da Escola de Artes de Chapecó, Emanoélli Capello o ARTE CONEXÃO é um evento que teve como objetivo comemorar os 40 anos da Escola, envolvendo as três áreas: cênicas, musical e visual. O evento é realizado como forma de apresentar um pouco do trabalho da Escola de Artes. O espetáculo contou com exposição dos professores de artes visuais que passaram pela escola e no palco, cerca de 250 bailarinos e músicos, além de em torno de 420 alunos dos cursos de artes visuais com apresentação dos trabalhos, em forma de projeção no palco do Teatro Municipal.

Saiba Mais

A Escola de Artes de Chapecó foi idealizada em 1976 pelo Conselho Municipal de Cultura e foi efetivamente criada pela Lei Municipal 052/79 de 01 de junho de 1979 pelo Prefeito Milton Sander, com a missão de levar arte e cultura à comunidade, sem fins lucrativos. A Escola de Artes é mantida pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Cultura e sua trajetória é marcada por muitas conquistas. Iniciou com cinco cursos e, atualmente, conta com 37 cursos e oficinas oferecidos para 1.800 alunos em uma estrutura com 55 profissionais.

Os principais objetivos da escola, desde a criação, são o desenvolvimento cultural, a expressão de sentimentos, a criatividade, a sociabilidade, propiciando aos alunos meios de praticar e desenvolver aptidões artísticas que favoreçam a apreciação, avaliação e valorização artístico-cultural. A Escola de Artes de Chapecó realiza diversos eventos no decorrer do ano, dentro eles: Semana da Música, Maratona Fotográfica, Dança Chapecó – Festival Sul Brasileiro de Dança, Espetáculo de Ballet Clássico, Jazz Dance e Dança Contemporânea, Recital Geral de Música, Espetáculo das Oficinas de Dança, Recitais Didáticos e Exposição de Desenho, Pintura, Laboratório de Artes e Expressão visual, entre oficinas gerais. Neste ano irá completar 40 anos dedicados à arte e a cultura ao município e região do oeste catarinense.

Os alunos têm à sua disposição uma estrutura física de 3.000m² localizada na área central da cidade. A Escola iniciou suas atividades em 19 de maio de 1980, com aulas de Acordeão, Piano, Ballet Clássico, Violão e Desenho Artístico. Em 1981, passa a oferecer Pintura em Tela. Os cursos de Flauta Doce, Teoria Musical e Solfejo iniciam em 1983, quando a Escola já contava com 152 alunos. Em 1984, inicia o curso de Arte Infantil e em 1987 é implantado o curso de Violino, neste ano a Escola conta com 368 alunos.Em 1989, a Escola comemora seus 10 anos, já com 634 alunos e com os novos cursos de História da Arte e História da Música. Nos anos seguintes foram implantados os cursos de Coral Infantil, Danças Folclóricas Infantil e Adulto, Teclado, Musicalização Infantil, Técnicas Gráfico Plásticas para adolescentes de 11 a 13 anos, Grupo Instrumental Saxofone, Dança Moderna e Alongamento. Em 1994, quando a Escola comemora 15 anos de atividades, já tem 760 alunos e conta com 16 cursos em funcionamento.

Em 2005, com 970 alunos, a Escola de Artes oferece os cursos de Acordeão, Canto – Técnica Vocal, Canto Coral, Ballet Clássico, Alongamento, Desenho Artístico, Desenho Perspectiva, Expressões Visuais, Flauta Doce Soprano, História da Música, História da Arte, História da Dança, Laboratórios de Artes I e II, Piano, Pintura, Teclado, Teoria Musical e Solfejo, Violão; além das oficinas ocasionais, da Orquestra de Violões, e dos Corpos de Baile Infantil e Adulto. Neste ano teve a primeira edição de dois grandes eventos da Escola, a Maratona Fotográfica Cidade de Chapecó e o Dança Chapecó – Festival Sul-Brasileiro. Em 2008, a Escola contava com 1.070 alunos, foram implantados os cursos de Viola de Arco e Violoncelo, além das oficinas de Jazz Dance, Ballet para crianças de três e quatro anos, Ballet para Adultos, Dança do Ventre e Saxofone. Em 2014, aos 35 anos, com mais de 1.400 alunos, 32 cursos e oficinas em andamento, a Escola de Artes de Chapecó está consolidada sendo referência no ensino das artes (visuais, cênicas e música) no Estado de Santa Catarina.