Salas de Recursos reforçam atendimento especializado

Chapecó, 10/06/2019, segunda-feira – Mariana Dapper é aluna do 5º ano na Rede Municipal de Ensino de Chapecó. Ela frequenta o Ensino Regular na Escola Básica Municipal Rui Barbosa e duas vezes por semana recebe atendimento na Sala de Recursos Multifuncionais. Mariana tem deficiência física e desde que começou a frequentar o berçário no Centro de Educação Infantil precisou de um atendimento específico para conseguir acompanhar e realizar as atividades junto com os colegas. A mãe de Mariana, Raquel Ramos Dapper conta que os professores precisaram adaptar cadeira e mesa, além dos equipamentos utilizados diariamente em sala de aula. Aos poucos, juntos, família e escola, foram aprendendo e conseguindo atender as necessidades da Mariana. “A Sala de Recursos foi muito importante neste processo, pois juntos conseguimos aprender sobre as demandas da Mariana e ajudá-la no seu desempenho diário e escolar”, comentou.

As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços localizados nas Escolas Básicas Municipais e Centros de Educação Infantil Municipais, onde se realiza o Atendimento Educacional Especializado - AEE. Essas salas são organizadas com mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento aos alunos da Educação Especial, em turno contrário escolar. São atendidos, nas Salas de Recursos Multifuncionais, conforme estabelecido na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto N°6.571/2008: Alunos com Deficiência; Alunos com transtornos globais do desenvolvimento; Alunos com altas habilidades/superdotação.

O Atendimento Educacional Especializado tem como função complementar e/ou suplementar à formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para a sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. Atualmente o Município de Chapecó possui 681 alunos com deficiência inseridos e destes são atendidos 284 alunos em 41 Salas de Recursos de acordo com a sua área de abrangência.

O objetivo é apoiar a organização e oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE. Para a realização deste trabalho, a AEE do município conta com o trabalho de 140 segundo professores, 04 instrutores surdos, 02 interpretes para alunos surdos. Também são oferecidos Cursos de Libras: Curso Básico de Libras na SEDUC todas 2ª feiras: 30 participantes; Curso Intermediário de Libras EBM São Cristóvão: 30 participantes; Curso Básico de Libras EBM São Cristóvão: 30 participantes; Curso de Libras para professores das Salas de Recursos Multifincionais: 29; Curso de Libras para turmas de alunos com surdez.

Saiba Mais

A Rede Municipal de Ensino de Chapecó tem cerca de 21 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. São 40 Escolas Básicas Municipais, 41 Centros de Educação Infantil Municipal e 02 Escolas Parque Cidadãs. Para atender as demandas que surgem dessas unidades de ensino, existem vários serviços e atendimentos que prestam serviço de apoio ao dia a dia da sala de aula. Um desses serviços são as Salas de Recursos Multifuncionais.