Background

Notícias

Alunos produzem chaveiro e almofada para aprender sobre bons sentimentos

Compartilhar

Chapecó, 10/06/2019, segunda-feira – Mostrar à criança a importância do afeto, para que compreendam que precisamos uns dos outros para viver e assim proporcionar momentos individuais e coletivos para o conhecimento de si mesmo e do outro. Além disso, propiciar a valorização de sua identidade e possibilitando à criança o reconhecimento da importância do outro em sociedade tendo em vista o desenvolvimento de sua autonomia de forma plena. Esses são os objetivos do projeto desenvolvido no Centro de Educação Infantil Municipal Cantinho da Imaginação, com as turmas de 4 e 5 anos.

As atividades iniciaram com a confecção de dois objetos com as crianças: uma almofada em formato de nuvem e um chaveiro em formato de coração. Durante a confecção as crianças puderam interagir com os demais já que a almofada foi para casa durante o final de semana para que as famílias pudessem colaborar criativamente na produção. Através de uma rodinha de conversa, cada criança explicou como confeccionou em sua em casa e quais sentimentos a atividade proporcionou. O chaveiro foi confeccionado na escola e este acompanhará as crianças em suas mochilas e foi decorado conforme a vontade de cada criança.

Para a professora Marizete Rodrigues Alves a ideia do chaveiro em formato de coração, surgiu da necessidade de construir com a criança em sala de aula um objeto confeccionado por ela e que fosse condizente com o tema “amor” decorado com materiais trazidos de casa e partilhado entre todos. “Assim elas poderiam ter algo só seu, mas que só foi possível confeccioná-lo com a ajuda dos seus colegas. As crianças precisam saber desde pequenas a importância de dividir e compartilhar objetos e que a gente precisa uns dos outros sempre”, explicou. Ela comentou ainda que o ato de partilhar deve ser um exercício diário e deve estar presente nas situações vivenciadas pelas crianças. Já a confecção da Almofada em formato de nuvem, segundo a professora, surgiu a partir do interesse de proporcionar um momento em família, onde os pais pudessem ter um tempo reservado de troca de carinhos e de conhecimentos da criança. “Assim fizeram uma linda decoração da “nuvem do amor” utilizando diferentes materiais e enviaram para o CEIM para socializar com os colegas”, esclareceu.

Para a aluna Angela Luisa Costa Cella, de 05 anos foi legal aprender sobre amor, cuidar das pessoas e não bater. “Temos esse colar do amor e só pode usar ele quem espalha o amor”, disse. Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, um projeto com este estabelece relações saudáveis de convivência, fazendo com que as crianças interajam com o grupo. “Além disso, elas adotam atitudes de respeito, estabelecem vínculos afetivos promovendo uma boa convivência entre as crianças e professores, além de oportunizar diferentes situações lúdicas”, finalizou.