Background

Notícias

Palestras marcam o Dia do Escritor Chapecoense

Compartilhar

Chapecó, 12/06/2019, quarta-feira – Dia 17 de junho é o Dia do Escritor Chapecoense, instituído por Lei Municipal Nº 3999, de 28 de junho de 1999 e integra o Calendário de Eventos do Município de Chapecó. A data é um marco na área cultural do município e visa fomentar a produção literária local. Para 2019 foi preparada uma programação pensando em capacitar os Escritores Chapecoenses como forma de atualização e apresentação de novidades do mercado de livros e editorial. Terá duas palestras: uma com Alexsandro Stumf sobre o livro "O livro digital e suas possibilidades de interação" e outra com Valdir Prigol sobre “Modos de circulação da literatura do presente”.

Além disso, durante a programação, que acontecerá no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, na segunda-feira (17) das 17 as 21h30, terá apresentação do Grupo de Violoncelo do Programa Arte Cidadã da Secretaria de Cultura, apresentação do Coro da Orquestra Sinfônica de Chapecó e Encontro Poético (compartilhamento da produção literária local). Na programação tem ainda apresentação da Editora UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul - que apresentará uma oportunidade para escritores de Chapecó, além de editoras que estarão expondo obras de escritores locais e sendo uma possibilidade de publicação para esses escritores. Terá ainda compartilhamento de produções literárias de escritores chapecoenses.

O objetivo do Dia do Escritor Chapecoense é fomentar a área literária no município que tem mostrado um grande crescimento. De acordo com Caroline Miotto, Bibliotecária da Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella, o evento vem para fortalecer e unir os escritores, pois é um momento para que eles possam se encontrar e se conhecer, pois existe um grande número de escritores em Chapecó. “Os artistas chapecoenses fazem um cadastro junto a Secretaria de Cultura, hoje são cadastrados como artistas que atuam com livro, leitura ou literatura cerca de 60 pessoas”, comentou. Mas ela afirma que esse número é muito maior. “Muitos escritores ou pessoas que já escrevem ainda não estão cadastrados junto a Secretaria de Cultura. Esse número de cerca de 60 que estão cadastrados, mas com toda certeza não é o número total das pessoas envolvidas de uma forma ou outra com a escrita literária em Chapecó”, disse. Caroline comenta que a Biblioteca Pública tenta cadastrar as obras publicadas em Chapecó, mas precisa que os escritores façam contato com a Biblioteca Pública, se tornando um local de exposição e acesso a produção literária local.

Mais informações na Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella ou através do telefone (49) 2049-9002. Os interessados em participar da programação do Dia do Escritor Chapecoense podem realizar sua inscrição gratuita e também para receber a declaração de participação. O link é: http://bit.ly/2XFU2XJ