SEJEL faz balanço das atividades para Vereadores

Chapecó, 17/06/2019, segunda-feira – Representantes da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – SEJEL estiveram na Câmara de Vereadores na sexta-feira (14), atendendo requerimento do Vereador João Luis Siqueira para explanar assuntos e ações realizadas pela Secretaria. Entre os representantes da Secretaria que estiveram presentes estavam o Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Ivan Carlos Agnoletto, o Diretor de Esportes, Mario Tomasi, o Diretor de Juventude, Esporte e Lazer, Amarildo de Bairros, além de professores e servidores da SEJEL.

Entre os assuntos abordados estiveram a mudança de endereço da Secretaria. O Complexo Esportivo Milton Sander, o popular Verdão é a nova casa do esporte chapecoense. O complexo passou por uma melhorais e adequações e todos os setores estão instalados. Também foi informado que o Verdão passará por nova reforma, desta vez, focada principalmente na acessibilidade. O investimento é de R$ 1,2 milhão oriundos de Emenda Parlamentar. A empresa já está contratada, Sigma Constutora Eireli, que fará a Reforma e Ampliação do Complexo Esportivo.

Foi destacado ainda o investimento realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte na Arena Condá. Serão no total, R$ 15 milhões, dos quais, cerca de R$ 3 milhões investidos na nova iluminação, obra que já está em andamento. Também foi falado sobre as melhorias nas estruturas do interior e bairros da cidade. Foram realizados investimentos nos campos das comunidades: Toldo Ximbangue, Distrito de Alto da Serra, Serraria Reato, Distrito de Sede Figueira, Bom Retiro, Linha Batistelo, Faxinal dos Rosas e Vila Mantelli.

Outro ponto que foi reforçado e explicado aos vereadores e comunidade presente da sessão foi sobre o novo formato de gestão dos ginásios e praças esportivas de Chapecó. No novo formato, são as Associações de Moradores ou Centros Comunitários que cuidam dos espaços e agendam horários, por exemplo. Também destacaram o investimento realizado no Ginásio Ivo Silveira, que poderá sediar novamente, os jogos e competições nacionais.

Outra questão apresentada foi os eventos realizados pela SEJEL. Entre eles, o Passeio a Cavalo que tem um público médio de 8 a 10 mil pessoas; Ruas de Lazer realizadas em bairros, entidades e comunidades de Chapecó, que recentemente recebeu novos equipamentos, entre eles: camas elásticas, tobogã inflável, pula-pula e escorregador; Festival Atleta do Futuro.

A equipe da SEJEL também destacou as competições realizadas pela Secretaria e que os atletas participam. São os campeonatos municipais: Futebol Amador, Bocha, 48, Gincana Interbairros. E as competições oficiais: Olesc com 14 modalidades, Joguinhos com 17 modalidades, JASC com 23 modalidades, Parajasc com 08 títulos em 15 edições, JASTI com 06 modalidades. Ao todo, a SEJEL tem 1.100 atletas e destes, 12% recebem Bolsas de Estudos. O valor investido pelo Município no Esporte Amador é de R$ 2.580.000,00 em 27 entidades conveniadas e 45 equipes que disputam as competições oficiais. Um dos principais projetos realizados pela SEJEL é o Atleta do Futuro, que tem mais de 4 mil crianças e adolescentes entre 07 e 14 anos, participando das escolinhas em mais de 20 modalidades.