Background

Notícias

Atleta de Chapecó visa o topo nacional no lançamento de martelo

Compartilhar

Chapecó, 17/06/2019, segunda-feira – Líder do ranking estadual no lançamento de martelo e sexto país, o atleta Marcos Balbinot, de 22 anos, está em uma fase onde o crescimento nesse esporte se dá de forma mais intensa e possibilita subir mais a nível nacional. Criado no atletismo em Chapecó por meio do Projeto Atleta do Futuro da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, ele também atua na formação de novos atletas para a principal cidade do Oeste. Marcos Balbinot voltou a vencer o estadual de atletismo no lançamento de martelo, que é sua principal atividade esportiva e cujos treinos ocorrem diariamente no Complexo Esportivo Milton Sander (Verdão). Pelo quarto ano consecutivo ele vence o estadual e passou a ser referência em Santa Catarina. Com a marca de 61.83 metros conseguida nos Jogos Abertos de Santa Catarina ele detém o recorde estadual.

Com a sexta posição na faixa adulta e segundo colocação no sub 23, Marcos Balbinot entende que tem muito ainda a evoluir e estima alcançar também a ponta do ranking nacional. Sua frente tem atletas com 10 anos mais de experiência, o que é determinante em relação às posições e faz muita diferença. No entanto com idade menor que os adversários têm mais a evoluir. “O lançamento de martelo é uma prova muito difícil e só com muito treinamento é possível evoluir. Chego em fase que vai permitir se aproximar mais do topo, de forma gradual”, emendou. Com treinos diários em Chapecó ele visa as próximas competições, onde procura melhorar a sua marca. Pela frente ainda este ano o Estadual Universitário, o Troféu Brasil que é a principal competição do atletismo nacional, Jogos Universitários e os Jogos Abertos de Santa Catarina – JASC- que lhe deu o topo do ranking estadual.

Marcos Balbinot trabalha na formação de novos atletas no lançamento de martelo, dardo disco e arremesso de peso. Lamenta que o futebol, esporte de mais tradição no Brasil, ofusca o interesse dos jovens pelo atletismo. Mas quando um atleta se destaca, como é seu caso, pode motivar outros a praticar o atletismo. “É difícil atrair muitos para esse esporte, mas a situação está melhorando”, disse.

O Martelo

O martelo é um equipamento formado por uma bola de metal presa a um cabo de aço com uma empunhadura na outra extremidade. Pesa, na categoria adulta, 7.260 quilos. O atleta tem de lançar o mais longe possível e precisa ter técnica apurada para repetir o movimento dos três giros e o martelo tem de cair dentro de uma área delimitada no campo. O lançamento se dá a partir de uma gaiola e em cima de um círculo de 2,13 m de diâmetro, o que garante segurança para espectadores e outras pessoas presente ao local da competição.