Centro de Inovação Tecnológica será entregue em agosto

As obras estão na reta final e a entrega oficial do espaço está marcada para o aniversário do Município

As obras do prédio administrativo do Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó “Prefeito Ledônio Faustino Migliorini”, chegaram à fase final. Neste momento, as equipes trabalham na etapa de acabamentos com a colocação de piso, forro, vidros, tubulação para climatização e pintura. De acordo com empresa responsável pela obra a estrutura do auditório e a parte elétrica foram concluídas e o elevador já começou a ser instalado. A entrega da obra será no mês de agosto, durante as comemorações dos 102 anos de Chapecó.

Paralelo às obras da estrutura física, a Administração Municipal já deu início a elaboração do convênio de parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina para aquisição do mobiliário, equipamentos de climatização e projeção, telefonia e segurança. O empreendimento está localizado na região da Grande Efapi, em uma área doada pela Prefeitura com 9.580m2, ao lado da Unochapecó. O prédio administrativo terá 3.100m2 e foi orçado, inicialmente, em R$ 7.249.417,41, recursos oriundos do Governo do Estado de Santa Catarina.

A obra é muito aguardada, pois irá modernizar o setor econômico do Município, impulsionando novas tecnologias e conhecimentos, O Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon destacou o empenho das lideranças público-privadas para a concretização deste projeto. “Esta obra representa uma conquista singular para a economia de Chapecó. O segmento de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma aposta do Município para o segundo Centenário, por isso Chapecó viabiliza permanentemente ações para expandir e proporcionar incremento às empresas. O setor cresce 30% ao ano na região Oeste, mais do que a média de Santa Catarina. Estamos impulsionando o surgimento de novas matrizes econômicas, através de ações desenvolvidas entre a Prefeitura, as empresas que investem e qualificam a mão-de-obra e as Universidades, que geram pesquisas e novos conhecimentos”, explicou o Prefeito.

Os trabalhos iniciaram em 2014 e o Município precisou rescindir o contrato inicial com a empresa vencedora do processo licitatório por descumprimento de prazos. Um novo edital foi lançado e a Construtora Foscarini Eirele, de Concórdia, foi homologada para concluir a obra. Nesta nova fase, R$ 3.816.063,64 estão sendo investidos, oriundos do Fundo Pró-Emprego (Governo do Estado de Santa Catarina). O investimento do Estado foi descentralizado, com o compromisso do Município e da Universidade viabilizarem a obra. São parceiros do projeto a Unochapecó, Fundação Universitária de Desenvolvimento do Oeste (Fundeste), Prefeitura de Chapecó, Inova@SC e o Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Modelo de Governança do Centro de Inovação Tecnológica

O modelo de governança adotado para o Centro de Inovação Tecnológica será a partir da Tríplice Hélice, que será composta pelo Poder Público por meio da Prefeitura de Chapecó, Setor Produtivo e Instituições Acadêmicas por meio da Fundeste/Unochapecó. A gestão do espaço será feita pela Fundeste/Unochapecó, que será a responsável pelo funcionamento administrativo do local. Além disso, haverá um Conselho Administrativo que atuará no âmbito do planejamento e controle do Parque.

O apoio do Setor Produtivo de Chapecó se dá por meio de suas entidades representativas, especialmente a Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), e do poder público municipal, que dispõe de uma política de incentivo à inovação, do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, e da Gerência de Tecnologia e Inovação vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedet).

Denominação do Centro: Homenagem a ex-Prefeito

A Câmara de Vereadores aprovou Lei de autoria do Município que denomina o Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó “Prefeito Ledônio Faustino Migliorini”. A Lei, em homenagem ao ex-Prefeito, foi sancionada por Luciano Buligon em 17 de dezembro de 2018.(Chapecó, 26/06/2019 - quarta-feira)

Fotos: Gustavo Roberto Decker