Background

Notícias

Formação de atleta da ginástica começa cedo

Compartilhar

Chapecó, 02/07/2019, terça-feira – Aulas de Ginástica Rítmica são oferecidas em Chapecó e tem vagas disponíveis. Interessados podem entrar em contato com a Associação de Ginástica Rítmica de Chapecó – AGIRC, responsável pela equipe de rendimento de Chapecó. A pré-equipe, que é o primeiro nível de treinamentos, é formada por atletas com idades entre 05 e 10 anos, vindas das escolinhas e treinam duas vezes por semana no Ginásio da Unoesc em Chapecó.

A ginástica rítmica é um esporte que exige grande dedicação do atleta, capacidades físicas como: flexibilidade, força e coordenação. São essências na formação, sobretudo a elegância e o ritmo, fazem toda a diferença numa série coreográfica. O caminho percorrido por uma ginasta até chegar ao pódio é um processo longo e envolve a inserção dela no ambiente de alto rendimento. Muitas são inseridas na modalidade cedo, por volta dos quatro ou cinco anos de idade. Porém, os trabalhos intensivos se iniciam a partir dos noves anos de idade, quando a atleta começa a buscar autonomia e se desenvolver com máximo de seu rendimento.

Atributos conquistados à base de muito treinamento e disciplina. Esses aspectos são influenciados por uma cultura própria da modalidade em que as ginastas aprendem, desde o início do seu processo de formação, a lidar com a disciplina, perseverança, responsabilidade, pressão em busca da perfeição técnica e também adquirem hábitos saudáveis, os quais são importantes, não apenas no esporte de competição, mas para a vida toda.

Crédito: Tatiane Floss, técnica da AGIRC.