Inscrições abertas: Lixo Zero Chapecó realiza Oficina de Compostagem

O Programa Lixo Zero Chapecó realiza mais uma ação de mobilização da comunidade no próximo dia 13 de julho, sábado. A I Oficina de Compostagem de Chapecó será realizada das 14h30 às 17hs, no Espaço Pedagógico de Compostagem e Agricultura Urbana, idealizado no pátio da Prefeitura de Chapecó – Avenida Getúlio Vargas, 957 S.

O objetivo dessa Oficina é ensinar a população a valorizar seus resíduos compostáveis (restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, erva mate, borra de café, entre outros), por meio da compostagem domiciliar. Serão ensinados dois modelos de compostagem:

• Método Lages de Compostagem: compostagem de chão, indicada para locais com espaço externo (casa com pátio, por exemplo). A oficina é realizada pelo criador do método, o Dr. Germano Güttler, professor do Departamento de Agronomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC);
  • E o Minhocário: compostagem em baldes com minhocas, indicada para espaços pequenos ou sem área externa (apartamentos e escritórios, por exemplo). Essa oficina é ministrada pela consultora do Instituto Lixo Zero Brasil, com mais de quatro anos de experiência em compostagem, Maria Gabriela Knapp.
  • Nome completo;
  • Data de Nascimento;
  • CPF (para emissão do certificado de participação);
  • Instituição (se for o caso);
  • Telefone;

Por que realizar a compostagem?

A compostagem possibilita que fechemos o ciclo do alimento, ou seja, ao realizar a compostagem tem-se como produto final um adubo de alta qualidade, cheio de nutrientes que podem ser usados em hortas e floreiras. “Quando se valoriza os resíduos compostáveis, impede-se que haja a mistura com os resíduos recicláveis, gerando o famoso ‘lixo’, e assim você exerce seu papel como cidadão”, destacou a Gerente do Departamento de Resíduos Sólidos de Chapecó e Coordenadora do Programa Lixo Zero no Município, Vanusa Maggioni.

Vanusa explicou que os interessados na Oficina que quiserem confeccionar seu minhocário no dia, devem levar três baldes de 15 ou 20 litros (com tampa, estilo balde de gordura vegetal). Dúvidas e outras informações no telefone 3319-3614, das 7h às 13hs.

As inscrições devem ser realizadas no site da Prefeitura, no seguinte endereço:

São necessários os seguintes dados:

• Nome completo;
  • Data de Nascimento;
  • CPF (para emissão do certificado de participação);
  • Instituição (se for o caso);
  • Telefone;

O que é ser Lixo Zero?

O conceito Lixo Zero consiste na separação dos resíduos direto na fonte geradora, permitindo o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos orgânicos e recicláveis. Representa, ainda, a redução do envio desses materiais para o aterro sanitário ou incineração. O objetivo é provocar uma mudança cultural, de atitudes e hábitos, com relação aos cuidados com o lixo.

O Lixo Zero é uma meta:

- Ética: de responsabilidade das pessoas;

- Econômica: deixar de gastar e começar a ganhar;

- Eficiente: separação correta;

- Visionária: visão sobre o futuro.

Hoje, no Brasil, não há nenhuma cidade Lixo Zero. Na Itália, existem 270 Municípios que já alcançaram o conceito. O Programa Lixo Zero Chapecó foi lançado em 12 de fevereiro de 2019. Um dos objetivos é diminuir o volume de rejeitos e aproveitar o orgânico em compostagens. Entre as ações planejadas do Programa no Município estão:

• Formação e reuniões mensais do Grupo Interinstitucional para Gestão dos Resíduos Sólidos de Chapecó (GIRS) (em andamento);
  • Treinamento com Secretários Municipais (etapa realizada);
  • Elaboração do Cenário (realizada);
  • Elaboração da Meta Chapecó Lixo Zero (realizada);
  • Planejar capacitação de educação ambiental para professores da Rede Pública no âmbito municipal (realizada);
  • Desenvolver Programa Escola Lixo Zero (em andamento);
  • Desenvolver Programa Composta Chapecó (em andamento);
  • Promover Oficinas de Compostagens (em andamento)
  • Lançar Programa Bairro Lixo Zero (para acontecer);
  • Instituir a Semana Lixo Zero (realizada);
  • Instituir Campanha de Reuso (para acontecer);
  • Relatório Final.

São metas do Programa Chapecó Lixo Zero (estabelecidas no Decreto nº 36.637):

- Desviar 70% dos resíduos recicláveis secos do aterro sanitário até 2030;

- Induzir a compostagem da parcela orgânica dos resíduos sólidos urbanos;

- Promover a educação ambiental continuada;

- Promover a inclusão social dos catadores e outros grupos sociais envolvidos com o tema.

Prefeitura faz o dever de casa

O objetivo, também estabelecido em Decreto nº 36.638, é desviar 70% dos resíduos recicláveis secos do aterro sanitário até 2020. O início do movimento na Prefeitura começou pelo Gabinete do Prefeito. Todas as lixeiras foram entregues e retiradas. Cada setor que funciona junto à Sede passou a organizar os seus residuários, a fim de diminuir os resíduos, evitar os rejeitos e encaminhar de forma correta os orgânicos para compostagem. O mesmo já aconteceu em várias outros departamentos do poder público municipal. A equipe da coordenação do Programa capacitou os fiscais Lixo Zero de todas as Secretarias e vem realizando visitas in loco para acompanhar de perto as ações na prática.