Background

Notícias

Brincando e Aprendendo com o alfabeto

Compartilhar

Chapecó, 12/07/2019, sexta-feira – Compreender a evolução da escrita, identificar as letras do alfabeto e seus símbolos é um tema fundamental e básico para a educação nos anos iniciais. Percebendo a necessidade de mais interação das famílias com os alunos, a professora Lisabete Pires Ferst, que ministra aulas na Escola Básica Municipal Jacob Gisi desenvolveu o projeto Brincando e Aprendendo com o Alfabeto.

O objetivo era que os alunos entendessem o processo da escrita, relacionando as letras do alfabeto por meio de símbolos, para que assim tivessem mais facilidade de identificação. Uma das atividades realizadas nesse projeto foi confeccionar um castelo juntamente com as famílias, onde os alunos levaram uma história para ler junto dos pais, conhecida por “A Magia das Letras”. Após a leitura, cada família confeccionou um castelo usando materiais alternativos, para que ao final fossem coladas letras e números conforme conta a história. Com os castelos confeccionados realizou-se uma exposição para admirar as obras de arte e consequentemente contar a história e relacioná-la aos castelos.

De acordo com a professora Lisabete Pires Ferst a atividade foi desenvolvida com o objetivo de incluir as famílias no ensino e aprendizagem das crianças. “Percebi um empenho muito grande das famílias em realizar esta atividade. Cada castelo que chegava na escola era recebido com admiração pelas crianças; um mais lindo que o outro”, comentou. A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera comentou que momentos são essenciais para socialização entre as crianças e as famílias. “Além da interação com seus filhos, os pais conseguem acompanhar o andamento das atividades e estarem cada vez mais presentes no ambiente escolar. O que por sinal contribui tanto para a melhoria do ensino dos alunos como para o grande grupo, mostrando que juntos podemos construir um futuro brilhante para a educação”, finalizou.