Prefeito Buligon deixa a marca de Chapecó em evento Mundial

O Prefeito Luciano Buligon, único representante brasileiro no 10º Fórum Mundial de Prefeitos, em Medellín, retornou a Chapecó com a vivência de experiências humanitárias e o conhecimento de cases de sucesso do mundo inteiro. A 10ª Cúpula Mundial das Cidades (10th World Cities Summit - WCS), realizada de 10 a 12 de julho, na Colômbia, abordou soluções de crescimento e sustentabilidade para o futuro dos Municípios e, envolveu visitas a projetos de inclusão de Medellín, como a Comuna 13, favela que passou por uma transformação social que é referência para o mundo.

A edição de 2019 foi a primeira sediada na América Latina. Medellín foi escolhida por ser uma cidade que provou para o mundo seu comprometimento com a reconstrução, após ter ficado conhecida, no início dos anos 90, como a cidade mais violenta do Mundo. Mas, depois de muito esforço das lideranças políticas e comunitárias, deu a volta por cima e hoje é referência mundial em projetos de enfrentamento de questões sérias. “Modernamente se entende que os programa sociais são vencidos a partir dos bons exemplos, das políticas inclusivas e humanitárias, e além disso, com a integração das comunidades e do poder públicos”, destacou Buligon.

Buligon foi uma das 300 autoridades mundiais convidadas, tendo a oportunidade de conhecer soluções concretas para o enfrentamento de problemáticas sociais. “Também tivemos a oportunidade de apresentar cases de sucesso de Chapecó, como a superação do trauma coletivo que vivemos com o acidente aéreo da Chapecoense, com projetos humanitários importantes, como o Humaniza SUS, na saúde e a Gestão das Emoções, na Educação”, destacou.

O Prefeito também relatou que um dos Programas importantes de Chapecó que lhe deu muitos argumentos e chamou a atenção no Fórum Mundial foi o Lixo Zero, por ser a primeira cidade do Brasil a enfrentar esse desafio. “Chamamos a atenção de muitas cidades com a revolução ética que estamos promovendo aqui. Deixamos o nosso recado e fomos convidados para participar no ano que vem do evento em Cingapura”, complementou.

Os Prefeitos presentes saíram com a certeza de que é preciso compartilhar as soluções concretas, a fim de restabelecer a confiança das pessoas nas gestões e administradores públicos. “E essa confiança se faz com transparência, com projetos sociais, com regularização fundiária e transporte coletivo de qualidade, e isso nos enche de esperança, porque absolutamente, Chapecó caminha para esse desenvolvimento, tendo em vista que Chapecó tem esses projetos pautados. Estou muito feliz de poder ter encerrado participação na Cúpula, validando também uma Carta com 10 princípios, indicativos de questões práticas de reconstrução das cidades”, concluiu Luciano Buligon.

Chapecó, 15 de julho de 2019 – segunda-feira