Chapecó, 29/07/2019, segunda-feira Nesta terça-feira (30) os 22 mil alunos da Rede Municipal de Ensino voltam as salas de aula. Mas na segunda-feira (29) já teve programação. Foram as capacitações para os profissionais que trabalham com os alunos. Os professores retornaram às Instituições de Ensino e iniciaram as atividades do segundo semestre com um dia de formação continuada. Cada Escola e Centro de Educação Infantil Municipal CEIM organizou um cronograma com diferentes atividades de formação com o objetivo de articular as ações educativas necessárias para a continuidade do ano letivo, organizando o espaço, materiais, atividades de recepção dos alunos, entre outras ações.
Por exemplo, as instituições CEIM do Comércio, CEIM Toldo Chimbang, CEIM Sãpe TyKó Si, EBM Waldemar Kleinubing e EBM Lageado Liso realizaram um encontro para a formação e troca de experiências. Os professores, gestores e coordenadores se reuniram na Sede Campestre Guará e realizaram diferentes atividades como: passeio pelo espaço explorando o local, observando e coletando materiais disponíveis, realizaram leitura do texto Crianças da Natureza de Léa Tiriba, após realizaram um debate sobre o mesmo e para finalizar o dia foram convidados a caminhar por uma trilha.
A temática abordada na formação foi sobre a importância do contato com a natureza, trazer as professoras até um espaço em meio à natureza foi uma estratégia para que percebessem a necessidade de também planejar as práticas pedagógicas com as crianças nestes ambientes relata a gestora Mara R. dos Santos de Almeida, do CEIM do Comércio. Pensar momentos com vivências junto a natureza é um enfoque muito importante para o pleno desenvolvimento das pessoas pois percebemos que todos ficam mais felizes e realizados finalizou.
Na roda de conversa sobre trocas de experiências as professoras falaram sobre o que já realizaram e também sobre novas possibilidades de ação pedagógicas para o novo semestre. Percebo que unir os professores dos diferentes espaços foi uma ideia muito produtiva, pois conseguimos trocar muitas estratégias pedagógicas, compartilhamos saberes e isso vai ser levado para nosso dia a dia com os alunos relata a Coodenadora Elenir Santos do CEIM Toldo Chimbangue. A professora Ana Paula Spagnol destaca que essa formação trouxe para nós um contato com plantas, animais, com o frio e o calor, e isso nos faz refletir como é importante pensarmos práticas voltadas a conhecer e vivenciar as situações boas que a natureza pode nos proporcionar. As experiências que tivemos hoje nos levam a pensar sobre diferentes conhecimentos que podemos construir com alunos fora da sala de aula, explorando o espaço verde que temos na nossa escola relata a professora Lucilei Elgren da EBM Waldemar Kleinubing. O educador precisa ser estimulado a refletir, organizar, planejar e mediar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças, por isso a formação continuada é um momento importante para que tudo isso aconteça relata a Secretaria de Educação Sandra Maria Galera. Neste contexto de planejamento participativo e com novas possibilidades de ação os alunos serão recebidos para o retorno das aulas, no dia 30 de julho (terça-feira) CEIMs e EBMs retomam as atividades, desejamos um ótimo semestre a todos finaliza.
Formação do transporte
Mas não é só os professores que estão recebendo formação, neste ano, e pela primeira vez, a Secretaria de Educação, através do Setor de Transporte Escolar preparou formação específica para motoristas, monitores e empresas terceirizadas.A formação aconteceu na segunda-feira (29), no auditório da Secretaria de Educação e surgiu da necessidade e preocupação da Secretaria de Educação, pelos mais de 4.000 estudantes usuários do transporte escolar, buscando com as transportadoras, uma maior consciência da responsabilidade do efetivo trabalho, participando dentro da ética e lealdade dentro dos critérios uniformes da lei e exigências da fiscalização e coordenação municipal.
O objetivo da formação é de fomentar a qualidade, regularidade, continuidade e pontualidade quanto ao atendimento do transporte escolar, garantindo a segurança dos alunos do transporte escolar, durante o percurso, no embarque e desembarque dos mesmos e a inviolabilidade da integridade física, moral e psíquica da criança e do adolescente que utiliza o transporte escolar oferecido pelo poder municipal. Para a Secretária de Educação, Sandra Maria Galera, os motoristas, monitores e transportadores estão envolvidos diariamente com nossos estudantes, por isso, é importante garantir momentos de formação e orientação para ampliarmos ainda mais a qualidade e a segurança dos nossos estudantes no transporte escolar Municipal. Ricardo Venturin é transportador e vê com muita felicidade essa formação, isso se torna uma junção de força entre as equipes, pois quanto mais estivermos sintonizados, transportares, escolas e Secretaria, maior será o sucesso no transporte, melhorando a qualidade dos nossos usuários.
Os temas abordados: Leis do transporte escolar, fatores de riscos, responsabilidades, segurança, qualidade, custeio, prestação de contas e regras de conduta e de trânsito. Esta formação pretende alertar e sinalizar eventuais fatores de riscos ou problemas ocorridos no cotidiano do transporte escolar, bem como, os procedimentos a serem adotados para resolver cada situação.