Background

Notícias

Amamentação é tema de palestra em unidade de saúde

Compartilhar

Chapecó, 21/08/2019, quarta-feira – Em comemoração ao Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, a equipe de saúde do Centro de Saúde da Família SAIC organizou uma atividade diferenciada. Teve palestra com Andreia Cristina Dall`Agnol, enfermeira obstetra, atuante no Hospital Regional do Oeste – HRO - que falou sobre a atividade de incentivo ao aleitamento materno.

De acordo com Graciele Betti, oordenadora do Centro de Saúde da Família SAIC participaram da atividade de capacitação os profissionais da Atenção Básica, uma equipe composta por médicos, enfermeiros, auxiliares, dentista, auxiliares de dentista, repcepção e Agentes Comunitárias de Saúde. Segundo Graciele, a atividade teve como objetivo sensibilizar a equipe quanto a importância de promover o aleitamento materno.

A enfermeira do HRO, Andreia Cristina Dall`Agnol, apresentou de Forma lúdica o assunto, e contou experiências e relatou o trabalho realizado no HRO. Ela explicou que o HRO, por ser um Hospital Amigo da Criança, realiza ações e atividades direcionadas ao incentivo ao aleitamento materno. “Foi uma atividade produtiva que serviu para tirar dúvidas e trocar experiências e mostrou formas do trabalho realizado pelo CSF e o HRO trabalhar em conjunto”, finalizou Graciele.

Saiba mais

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Paracumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno E, todos os anos, define o tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999,sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país e pela elaboração e distribuição de cartazes e folders.