Chapecó, 26/08/2019, segunda-feira O Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Adelina Carlesso está desenvolvendo com as crianças um projeto que tem como objetivo desenvolver hábitos de redução da produção de lixo, bem como promover ações de reutilização e reciclagem de materiais, a fim de otimizar o seu uso e destinar corretamente os resíduos recicláveis e orgânicos. Cada vez mais buscamos cuidar do planeta e ao mesmo tempo, atender as necessidades humanas. A qualidade de vida dos seres humanos está estritamente ligada às atitudes destes frente ao meio em que vivem. É perceptível os efeitos das atitudes negligentes na produção de lixo e na destinação incorreta.
Os professores trabalharam inicialmente com as crianças sobre os tipos de lixo, a importância da sua separação e limpeza para efetivar a reciclagem de resíduos sólidos. Também, refletiram sobre a matéria prima utilizada dentro da instituição a fim de desenvolver ações de redução da produção de lixo. As lixeiras do CEIM foram reorganizadas e identificadas, as crianças então, aprenderam de forma lúdica, a separar e descartar resíduos de forma correta e consciente. Foram espalhados pelo CEIM, algumas dicas sobre qual é o destino correto para cada resíduo, facilitando a separação destes e a criação de um panfleto explicando sobre a separação dos resíduos sólidos para levar para casa com uma linguagem simples e produzidos pelas crianças.
No CEIM foram construídos brinquedos para desenvolver hábitos de reutilizar diferentes objetos e materiais que contou a participação das famílias. Durante as aulas as crianças e professores produziram sabão líquido reutilizando óleo de cozinha. Plantio de árvores, confecção de sapos com pneus usados para o plantio de flores e uma horta, onde cada turma ficou responsável pelo plantio e cuidado de verduras, chás e temperos.
O projeto foi construído a partir do programa municipal Lixo Zero, no qual os professores e funcionários do CEIM receberam formação durante as paradas pedagógicas, e ministrada pela equipe gestora. Segundo a Gestora, Salete Alves Gazaro, trabalhar está problemática com as crianças é acreditar que a mudança pode vir delas e começar com as iniciativas pequenas, que ajudam a construir um melhor entendimento sobre a questões ambientais e refletem em atitudes dentro e fora do espaço da instituição. De acordo com a Secretária de Educação, Sandra Galera, o trabalho realizado pelos professores de Educação Infantil, especialmente sobre essa temática, contribuem para formarmos cidadãos mais conscientes e ao mesmo tempo multiplicadores deste conhecimento.