Chapecó, 27/08/2019, terça-feira Entre os dias 26 e 27 de agosto aconteceu nas dependências da Escola Básica Municipal Paulo Freire, a VIII Mostra Pedagógica na EJA 2019, como resultados das práticas pedagógicas desenvolvidas nesta modalidade de ensino.
A realização da Mostra Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) visa socializar as produções realizadas durante o ano letivo nas diversas turmas e disciplinas da EJA, oportunizando a reflexão sobre os valores que norteiam o currículo escolar e as ações do fazer pedagógico na EJA, buscando o fortalecimento das relações dos indivíduos na sociedade e na educação enquanto processo de socialização de conhecimentos e valores.
O evento a cada dois anos e dá visibilidade aos trabalhos realizados na EJA, despertando interesse e entusiasmo aos envolvidos, criando situações desafiadoras e inovadoras no fazer pedagógico, qualificando o nível de ensino almejado. A mostra contou com a participação de quatro escolas: EBM Paulo Freire e suas extensões, Programa Viver, EEB Marcolina Rodrigues da Silva, EBM Jardim do Lago, EBM Diogo Alves da Silva e EBM Maria Bordignon Destri. Nos dias da exposição, também teve visitação da comunidade escolar e contou com o monitoramento dos professores e coordenadores da EJA. Além disso foram oferecidos também quatro palestras formativas ao público em geral, com temas motivacionais, educação ambiental, educação, saúde, envelhecimento e mercado de trabalho.
Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, essa mostra que a EJA realiza é essencial, pois além de explanar os resultados das atividades pedagógicas fortalece os vínculos com a comunidade escolar. Isso auxilia os jovens e adultos a conquistarem com maior entusiasmo o que almejam para si, comentou. A gestora da Educação de Jovens e Adultos, Ivete Isabel Zanella destaca que a mostra é de suma importância para os educandos do EJA, pois potencializa suas capacidades cognitivas, intelectivas e artístico culturais. A mostra possibilita demostrar a comunidade em geral o prazer de aprender, de fazer e de ensinar, finalizou.