Chapecó, 28/08/2019, quarta-feira Com o objetivo de desenvolver e executar ações educativas e de conscientização relacionadas ao combate ao trabalho infantil e o incentivo à aprendizagem, foi lançado nesta quarta-feira, 28 de agosto, no auditório do Tribunal Regional do Trabalho - TRT na Vara de Chapecó, o 1º Concurso de Redação A aprendizagem como forma de profissionalização e inclusão social e acolhimento. O concurso é promovido pela Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região - TRT, através do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem sendo o público alvo para a produção das redações os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Públicas Municipais de Chapecó.
Busca-se através do concurso, o envolvimento das escolas no combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem, onde os professores de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental, receberão formação, com a Juíza do Trabalho, Dra. Vera Marisa Vieira Ramos, sendo explanado sobre os malefícios da prática e as razões pelas quais as crianças não devem trabalhar, além da importância da aprendizagem para a capacitação profissional e combate à evasão escolar do adolescente. Neste sentido, os professores das escolas serão fundamentais na abordagem desse tema, contribuindo na discussão e na produção das redações.
O tema que será abordado nas redações é o Jovem Aprendiz: Capacitação para o Futuro trazendo a discussão sobre os efeitos nocivos do trabalho na infância e na adolescência, assim como chamar atenção dos estudantes para importância da aprendizagem, e em especial as estudantes do 9º ano, com ações positivas que buscam preparar e qualificar os jovens para a inserção futura no mercado de trabalho. As redações devem ser inscritas até o dia 11 de outubro, e será julgada em duas etapas por uma comissão formada por professores, gestores regionais do TRT, setor de psicologia do tribunal e integrantes do Comitê Gestor do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. As três redações vencedoras receberão uma premiação que será entregue na segunda quinzena de novembro. O professor do estudante que ficar em primeiro lugar ganhará um tablet.
Segundo a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, importante os alunos debaterem sobre essas temáticas. Dar oportunidade ao estudantes de dissertarem sobre o tema, contribui para a compreensão do seu papel na inicialização e capacitação profissional e a importância da escola nessa construção, finalizou.