PSE capacita profissionais para atuarem contra a obesidade

Chapecó, 30/08/2019, sexta-feira – O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação e foi instituído em 2007. Nele, as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral dos estudantes da rede pública de ensino. O objetivo é promover qualidade de vida aos estudantes por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.

Atualmente, o PSE é realizado em 34 escolas estaduais e municipais de Chapecó e atendem cerca de 13 mil alunos com idade entre 0 e 18 anos. As ações vêm sendo realizadas nas escolas e são embasadas em 12 metas, com atividades e temáticas focadas na realidade social de cada bairro, escola ou comunidade. Entre as atividades realizadas neste projeto está o Programa Crescer Saudável, que consiste em ações com o objetivo de contribuir com a prevenção, controle e tratamento da obesidade infantil.

Para realização do Programa Crescer Saudável os profissionais envolvidos com as atividades, que são, nutricionistas, profissionais de Educação Física e profissionais do NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família, estão participando de capacitações que irão auxiliar na execução do projeto. Os alunos que participam do Programa irão passar por 04 etapas: avaliação do estado nutricional (peso e altura); participarão de atividades coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável; participarão de atividades coletivas de promoção das práticas corporais e atividades físicas; atendimento para crianças identificadas com obesidade através de intervenção e cuidado na rede municipal de saúde.

O programa tem grande importância devido ao número de registros de obesidade em crianças e adolescentes na faixa etária escolar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS – a obesidade é uma condição complexa, com sérias dimensões sociais e psicológicas, que afeta praticamente todos os grupos etários e socioeconômicos. Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), em 2017, cerca de 03 em cada 10 crianças, com idade entre 05 e 09 anos apresentam excesso de peso. Para o Ministério da Saúde, a obesidade infantil é um dos maiores desafios da saúde pública no século XXI. Crianças com sobrepeso têm 55% de chance de se tornarem adolescentes obesos e 80% de chance de serem adultos obesos, além de estarem mais propensos a desenvolver doenças crônicas não transmissíveis.

Para o Ministério da Saúde as causas da obesidade são complexas e estão relacionadas ao conjunto de fatores que constituem o modo de vida das populações modernas, caracterizado por um consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, juntamente com a prática reduzida de atividade física.