Artesãos chapecoenses já estão com suas carteiras

Chapecó, 02/09/2019, segunda-feira – Os novos artesãos chapecoenses receberam no sábado (31/08) a Carteira Municipal do Artesão, que tem validade de 02 anos, e é um documento que reconhece e valoriza à profissão, além da formalizar o trabalho e garantir os benefícios profissionais, oportuniza a participação em eventos e feiras organizadas pelo município. Atualmente estão cadastrados junto a Secretaria de Assistência Social 426 artesãos, entre artesãos individuais, associações, Grupos de Mulheres e artesãos indígenas.

Mandalas, caixas decoradas, pintura em óleo em telas, artefatos em tricô, crochê, artesanato em madeira, placas decorativas, arranjos de flores, luminárias. Essas e muitas outras peças são produzidas pelos artesãos chapecoenses. Eles são acompanhados pela Administração Municipal através do Projeto Artesanato na Palma da Mão que iniciou em 2013 para atender artesãos individuais, artesãos vinculados à associação e artesãos indígenas.

O objetivo é organizar e capacitar grupos de artesãos no município, para confecção de produtos destinados ao mercado consumidor como fonte de renda e para melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local. Criado em 2013, o objetivo do programa é organizar e capacitar grupos de artesãos no município de Chapecó, para o desenvolvimento de produtos destinados ao mercado consumidor, como fonte de renda e visando a melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local.

Os profissionais têm espaços para comercialização de seus produtos. No Centro Público de Economia Solidária, Aeroporto Municipal, Centro de Informações Turísticas, Terminal Rodoviário e no Calçadão (Rua Benjamin Constant, entre Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos). Além desses locais, são organizadas feiras de artesanato, oficinas de qualificação, bem como participação em eventos promovidos no município.