Background

Notícias

Professores de Educação Física desenvolvem práticas pedagógicas de movimento com as crianças

Compartilhar

Chapecó, 03/09/2019, terça-feira – Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil, as interações e a brincadeira, são também orientadores para os professores de Educação Física, que atuam nos Centros de Educação Infantil Municipal, pois aprender a “se-movimentar” é premissa fundamental para o desenvolvimento da criança. A Educação Física integra o currículo da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Chapecó desde 2006, e está ligada diretamente a Linguagem do Movimento. Conforme o Projeto Político Pedagógico da Secretaria de Educação - SEDUC, o profissional que atua com esta área é o professor com habilitação em Educação Física Licenciatura, que planeja e desenvolve suas aulas com o compromisso de enfatizar a brincadeira com sentido e significado.

Dado a importância da área para o desenvolvimento da criança, a quantidade de aula na Rede Municipal de Ensino foi ampliada de três para cinco aulas semanais, e é desenvolvida a partir de projetos, visando o desenvolvimento integral das crianças. No dia 01 de setembro comemorou-se o Dia do Profissional de Educação Física. Um dos campos de atuação desta área são as instituições educativas, e suas práticas são fundamentais para as crianças. Acompanharam-se alguns projetos desenvolvidos, por exemplo, no CEIM Aquarela o Projeto “Movimentando o Esqueleto” foi realizado com o pré-escolar, e teve como objetivo realizar atividades que explorem os movimentos, para que a criança amplie seu desenvolvimento corporal. A atividade proposta foi um circuito montado com os espumados coloridos, as crianças foram estimuladas pela professora a passar pelos obstáculos. Atividades como esta “contribui para que a criança conheça seu próprio corpo e seus movimentos no espaço, desenvolvendo assim, força, agilidade e coordenação motora” relata a professora Vanuza Foppa.

Já no CEIM do Comércio realizou-se o Projeto “Respeitável público, o Circo chegou!” também com o pré-escolar, com o objetivo de ampliar o repertório motor a partir do desenvolvimento das qualidades físicas do movimento, explorando as modalidades circenses. Foi organizado um circuito com diferentes atividades que remetem às modalidade do circo, tais como: acertar o alvo, equilíbrio sobre o banco, malabares, e pé-de-lata. No decorrer da aula os alunos revezavam a atividade, e a professora orientava a execução dos movimentos, “Eu já fui no circo, mas não tinha brincado de circo, gostei muito do pé-de-lata” relata a aluna Alexia Fontana de 5 anos. “Eu gostei mais de jogar a bolinha, é divertido, eu gosto muito dessa aula” relata Arthur Sauvalli de 5 anos. A professora Lidiane Soares Bordinhão destaca que foi interessante trazer essa temática do circo. “Pois ela está presente na vida das crianças, e assim conseguimos realizar as atividades que eles gostam e que oportuniza a vivência e desenvolvimento das habilidades motoras”.

A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera destaca a importância dos professores de Educação Física nas Escolas e nos CEIMs. “Eles desenvolvem atividades que significam o movimento, e isso é fundamental para o desenvolvimento das crianças” finalizou.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?