Chapecó, 03/09/2019, terça-feira Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil, as interações e a brincadeira, são também orientadores para os professores de Educação Física, que atuam nos Centros de Educação Infantil Municipal, pois aprender a se-movimentar é premissa fundamental para o desenvolvimento da criança. A Educação Física integra o currículo da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Chapecó desde 2006, e está ligada diretamente a Linguagem do Movimento. Conforme o Projeto Político Pedagógico da Secretaria de Educação - SEDUC, o profissional que atua com esta área é o professor com habilitação em Educação Física Licenciatura, que planeja e desenvolve suas aulas com o compromisso de enfatizar a brincadeira com sentido e significado.
Dado a importância da área para o desenvolvimento da criança, a quantidade de aula na Rede Municipal de Ensino foi ampliada de três para cinco aulas semanais, e é desenvolvida a partir de projetos, visando o desenvolvimento integral das crianças. No dia 01 de setembro comemorou-se o Dia do Profissional de Educação Física. Um dos campos de atuação desta área são as instituições educativas, e suas práticas são fundamentais para as crianças. Acompanharam-se alguns projetos desenvolvidos, por exemplo, no CEIM Aquarela o Projeto Movimentando o Esqueleto foi realizado com o pré-escolar, e teve como objetivo realizar atividades que explorem os movimentos, para que a criança amplie seu desenvolvimento corporal. A atividade proposta foi um circuito montado com os espumados coloridos, as crianças foram estimuladas pela professora a passar pelos obstáculos. Atividades como esta contribui para que a criança conheça seu próprio corpo e seus movimentos no espaço, desenvolvendo assim, força, agilidade e coordenação motora relata a professora Vanuza Foppa.
Já no CEIM do Comércio realizou-se o Projeto Respeitável público, o Circo chegou! também com o pré-escolar, com o objetivo de ampliar o repertório motor a partir do desenvolvimento das qualidades físicas do movimento, explorando as modalidades circenses. Foi organizado um circuito com diferentes atividades que remetem às modalidade do circo, tais como: acertar o alvo, equilíbrio sobre o banco, malabares, e pé-de-lata. No decorrer da aula os alunos revezavam a atividade, e a professora orientava a execução dos movimentos, Eu já fui no circo, mas não tinha brincado de circo, gostei muito do pé-de-lata relata a aluna Alexia Fontana de 5 anos. Eu gostei mais de jogar a bolinha, é divertido, eu gosto muito dessa aula relata Arthur Sauvalli de 5 anos. A professora Lidiane Soares Bordinhão destaca que foi interessante trazer essa temática do circo. Pois ela está presente na vida das crianças, e assim conseguimos realizar as atividades que eles gostam e que oportuniza a vivência e desenvolvimento das habilidades motoras.
A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera destaca a importância dos professores de Educação Física nas Escolas e nos CEIMs. Eles desenvolvem atividades que significam o movimento, e isso é fundamental para o desenvolvimento das crianças finalizou.