Background

Notícias

Histórias infantis estimulam a curiosidade e a imaginação das crianças

Compartilhar

Chapecó, 04/09/2019, quarta-feira – O gosto pelas histórias se inicia na Educação Infantil, quanto mais cedo se apresenta a literatura à criança, mais possibilidades de termos leitores autônomos e críticos. Por isso, a Professora Tatiana Araldi que ministra aulas com a turma do maternal no Centro de Educação Municipal Infantil Carmem Pelizza, desenvolveu o projeto “Espelho... Espelho Meu!”. Partindo do mundo dos contos e fábulas, abordou temas e atividades relevantes a serem trabalhados.

A Professora Tatiana Araldi destaca que a fantasia é fundamental para o desenvolvimento emocional da criança, através das histórias conseguimos desenvolver a imaginação e despertar a curiosidade. Também pode valorizar as produções singulares, criativas e imprevisíveis de cada criança, já que são sujeitos situados sócio historicamente. “Significa em outras palavras, reconhecer que as crianças se constituem como seres de linguagem, nas interações que estabelecem com o mundo. Através das histórias podem relacionar suas experiências cotidianas de modo a refletir sobre suas ações”, comentou. Ela disse ainda que além de ampliar as experiências, o gosto artístico, o pensamento cultural e a personalidade da criança através das histórias infantis, enriquece a capacidade de dar sentido aos fatos, esclarecendo o pensamento, melhorando a atenção, ampliando o vocabulário e estimulando a criatividade.

Foram realizadas diversas atividades que contemplaram esse projeto, como pintura com tinta guache, jogos, dramatizações, faz de conta e releitura da obra de Romero Britto. Uma delas foi baseada no Conto de Fadas Cinderela, no qual a professora juntamente com os alunos realizaram o Baile da Cinderela, construíram também uma carruagem para representar parte da história. As crianças dançaram e se divertiram vivenciando a mesma, desde a ida ao baile como o sapato de cristal perdido e procurado em meio às alunas da turma. A professora comentou que a fantasia é parte fundamental para o desenvolvimento emocional da criança. “Aatravés da ludicidade, do faz de conta, possibilitamos um maior conhecimento da diversidade textual, trabalhamos o imaginário, as emoções, a linguagem e as expressões. E também através das histórias trabalhamos temas relevantes como os combinados, exploramos diferentes materiais e possibilidades de leitura e releitura” finalizou.