Background

Notícias

Projeto incentiva crianças a ‘brincar com as emoções’

Compartilhar

Chapecó, 11/09/2019, quarta-feira – Trabalhar com emoções e sentimentos favorece a tomada de consciência de si mesmo. Ao proporcionar momentos em que as crianças possam extravasar emoções e reconhecer sentimentos em sala de aula, é valorizado os aspectos afetivos da vida e mostra às crianças que o que elas sentem é relevante e tem muito significado para nós e que, de fato, nos importamos com elas. Através do Projeto “Brincando com as emoções”, os pequenos do bercário do Centro de Educação Infantil Municipal Carmem Pelizza, estão tendo a oportunidade de trabalhar com atividades que os auxiliam a reconhecer os próprios sentimentos, compreendendo o que lhes causa alegria, tristeza, dor, medo e admiração.

Essas emoções interferem na vida das crianças, mas, quando devidamente reconhecidas e nomeadas, além de percebidas entre elas mesmas e adultos, auxiliam a se relacionar consigo mesma e com os demais de maneira menos conflituosa. Para a professora, Patrícia dos Santos, o projeto foi pensado para oferecer a possibilidade das crianças expressar suas emoções. “Temos isso todos os dias, algumas podemos perceber, outras não. E com a atividade, foi possibilitado que as crianças conseguissem explorar e conhecer algumas das expressões faciais, percebendo como estão se sentido e como o outro se sente”, explicou.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, importante é reforçar a ideia de que é necessário uma preocupação constante com o bem-estar emocional e afetivo da criança. “Pois este terá fortes consequências no regulamento do comportamento, da personalidade e da atividade cognitiva da criança, auxiliando progressivamente a aumentar a sua autoestima e confiança”, finalizou.