Semana Farroupilha terá atividades nas Escolas Municipais

Chapecó, 16/09/2019, segunda-feira – Uma semana recheada por ritmos, brincadeiras, passeios, apresentações e sabores tradicionais em homenagem à cultura tradicionalista gaúcha. Foi desta forma que o Centro de Educação Infantil Municipal Carmem Pelizza e o Centro de Educação Infantil Municipal Aquarela estão comemorando a Semana Farroupilha na Rede Municipal de Ensino de Chapecó, com apresentações artísticas e oficinas voltadas ao tradicionalismo do povo gaúcho. Os estudantes e professores que possuem vestimentas e acessórios que compõem a pilcha como: bombachas, vestidos de prenda, lenço e chapéu, puderam usar para ir à escola nesta semana e participar de uma série de atrações diferenciadas.

No CEIM Carmem Pelizza os professores organizaram uma programação especial (com churrasco, matiné, cavalgada (com cavalos construídos de garrafa pet), laço na vaca parada, apresentação de dança, desfile do peão e da prenda, confecção de lenços vermelhos e brancos e roda de chimarrão. Na quarta-feira (18) as crianças irão vivenciar um passeio a cavalo pelos arredores da escola.

No CEIM Aquarela, serão quatro dias de muita tradição presente no espaço escolar, através do Projeto Gauchada Parqueira: terá apresentação do grupo de dança de CTG e presença do gaiteiro Léo Bernardi. No dia do Gaúcho, 20 de setembro, terá show de talentos e exposição de vestimentas gaúchas. Essas atividades especiais da semana acontecerão em diversas Instituições Educativas Municipais, cada uma com sua programação.

Na quinta-feira (19), acontecerá a 1º Integração das Escolas do Campo, com a participação da EBM Lajeado Liso, EBM Lajeado Veríssimo, EBM São José do Capinzal, EBM Thereza Gaboardi Baldissera, EBM São José do Capinzal, EBM Rodeio Bonito e EBM Emídio Batistello.O encontro será no CTG Sangue de Farrapos e terá almoço com arroz de carreteiro, palestra sobre tradicionalismo, declamação e gincana.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, celebrar os costumes e a tradição gaúcha nas escolas é uma forma de fazer um resgate com as crianças e adolescentes de suas origens, uma vez que nossa região é habitada principalmente por descendentes de gaúchos. “É mais uma forma de trabalhar bons modos, gentilezas e a interação entre todos”, finalizou.