CEIM Pequeno Príncipe realiza aula no Ecoparque

Chapecó, 16/09/2019, segunda-feira – O Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Pequeno Príncipe realizou uma atividade ao ar livre no Ecoparque, com a turma do Maternal. O objetivo deste projeto foi proporcionar maior contato com a natureza, conhecendo conceitos, construindo vínculos afetivos e relacionais entre as crianças e o meio ambiente.

As atividades desenvolvidas foram caça ao tesouro com elementos da natureza, imitação com músicas relacionadas à imagem e segmentos corporais, representação gráfica do corpo humano com elementos recolhidos na natureza, desenho do corpo com as tampinhas, entre outras atividades de movimento explorando o espaço do parque. “Trabalhamos os conceitos de imagem corporal, realizamos atividades práticas, construindo vínculos por meio de brincadeiras e descobrindo os elementos da natureza. Tudo isso favorece o desenvolvimento das habilidades motoras”, relatou a professora de Educação Física Liamara Ogliari.

Também colaboraram na realização das atividades a professora regente da turma, estagiárias e a coordenadora. Na atividade de construção do corpo humano as professoras orientavam as crianças a coletarem folhas secas, galhos, pedras entre outros materiais disponíveis e depois explicaram como os pequenos poderiam construir o corpo humano com os elementos da natureza. As crianças demonstraram interesse e participaram ativamente. A aluna Alice Murara, de 4 anos, gostou de montar o corpo humano. “Eu fiz a cabeça e o tronco, está bem bonito”, disse. A aluna Heloísa Peron, de 3 anos, gostou da atividade ao ar livre. “Eu adoro este parque”, demonstrando ter muita energia para explorar o local.

As crianças brincaram e interagiram com o meio utilizando a criatividade “foi uma tarde de muito aprendizado e de muito movimento”, destacou a professora Liamara. Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera é importante promover o contato com a natureza nas práticas pedagógicas da Educação Infantil. “As atividades como estas proporcionam às crianças desempenhar um papel ativo e vivenciar desafios”, finalizou.