Semana do Trânsito ressalta o respeito e compartilhamento

Em Chapecó programação segue até dia 25 com ações de orientação e educação no trânsito

Chapecó, 18/09/2019 - quarta-feira – Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade, realizou nesta quarta-feira (18) a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito 2019 em Chapecó. Com a presença de entidades, órgãos de segurança pública, Agentes de Trânsito e Secretarias Municipais, o evento teve como finalidade apresentar e divulgar a programação completa das atividades que serão realizadas até o dia 25 de setembro.

A abertura marcou também a apresentação da nova identidade visual e entrega de novas fardas e equipamentos para os Agentes de Trânsito. Hoje Chapecó conta com 22 profissionais que desempenham atividades importantes para a população no controle do trânsito, orientação aos motoristas e pedestres, além da fiscalização. A identidade visual que antes era azul e branco, agora passa a ser nas cores preto e amarelo, destacando e diferenciando os Agentes dos Guardas Municipais. “Hoje em dia, os Agentes exercem funções parecidas e algumas são as mesmas que os Guardas Municipais, então na visão da população chapecoense, nós somos uma só categoria. Por isso, essa mudança vem para legitimar os nossos profissionais e assim ter uma identidade própria”, ressalta Jairo Lutereke, Coordenador dos Agentes de Trânsito.

Durante a abertura aconteceu ainda a entrega das fardas antigas dos Agentes para a Polícia Rodoviária Federal, que realiza a Campanha Desapego. Os uniformes serão descaracterizados e tingidos, para na sequência serem entregues as famílias de imigrantes que residem em Chapecó. “Com grande alegria e agradecimento nós recebemos estes uniformes na tarde de hoje. O Projeto começou com a entrega das fardas dos Policiais Rodoviários Federais em parceria com o SENAC de Blumenau e o resultado já foi positivo e com mais estes materiais vamos alcançar um número maior de famílias”, explica a representante da PRF.

Programação

A programação da Semana de Trânsito este ano em Chapecó vai trabalhar por meio da conscientização a importância de um trânsito mais humano e seguro. A ideia é trabalhar a participação de cada cidadão nesta construção, a partir do respeito e do compartilhamento. Entre as ações que serão realizadas estão às blitz educativas em escolas, empresas e entidades, blitz educativa aos motociclistas e sobre o uso adequado das vagas de estacionamento, além do lançamento do Projeto Agente Mirim em parceria com o Colégio Marista, quando os alunos serão formados para atuar no em torno da escola.

De acordo com a Secretária de Defesa do Cidadão e Mobilidade, Luciane Stobe, a intenção é trabalhar com a população a importância do respeito e noção de compartilhamento do trânsito. “Teremos ações específicas que são para orientar sobre o uso adequado das vagas de estacionamento com o objetivo que a população consiga compreender o uso adequado da vaga e assim diminuir a nossa ação fiscalizatória. Outra ação da semana é em função do grande número de acidentes envolvendo motociclistas, por isso vamos reforçar a eles a importância da conduta responsável e preventiva. Não podemos esquecer que o trânsito é de todos nós, a cidade é de todos e por isso precisamos pensar nisso juntos, com atitudes individuais que serão capazes de mudar o coletivo”, reforça a Secretária.

Dia Mundial sem Carro

Um das ações que merecem destaque na Programação da Semana do Trânsito será realizado no dia 22 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial sem Carro. Para isso, a Avenida Getúlio Vargas será transformada em uma grande praça de compartilhamento para toda comunidade. A Avenida estará fechada para o tráfego de veículos nos dois sentidos, entre as Ruas Marechal Bormann e Quintino Bocaíuva, das 7h às 16h.

A Avenida estará livre para ser usada pelos chapecoenses para que possam utilizar o espaço para lazer e diversão com os amigos e familiares. “A ideia é não ter um evento, mas sim, um momento para que a comunidade compreenda que aquele passa a ser um espaço compartilhado como uma grande praça em função e incentivando também os compartilhamentos dos espaços públicos. Fica o convite para a comunidade trazer bicicleta, skate, chimarrão. É uma praça e é por isso que nós compartilhamos esse espaço nesse momento”, reforçou Stobe.

Para o Prefeito em exercício, Elio Cella, as ações da Prefeitura juntamente com a Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade mostram que estamos fazendo muito pela nossa cidade, mas que ainda há muito que se projetar para melhorar o nosso trânsito e mobilidade urbana. “As ações desta semana são importantes seja para valorizar e reconhecer o trabalho dos nossos Agentes, como também para reforçar que precisamos repensar nosso trânsito de forma que ele seja ágil, seguro e humano”, enfatizou Cella.