Background

Notícias

Atividades rítmicas são desenvolvidas nas aulas de Educação Física no CEIM Peteca

Compartilhar

Chapecó, 19/09/2019, quinta-feira – O Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Pe-te-ca do bairro Seminário, realizou o projeto “Mexendo o corpo a gente é mais feliz” com as crianças do pré-escolar. O objetivo foi desenvolver o interesse por brincadeiras cantadas e atividades rítmicas, a fim de que compreendam sua importância e explorem novas possibilidades de movimentos. Foram desenvolvidas diversas atividades nas aulas de Educação Física, tais como: atividades rítmicas com diferentes músicas; construção de aparelhos alternativos da ginástica rítmica e elementos corporais; brincadeiras cantadas e de mímicas; adivinhas e fantoches.

As crianças demonstraram interesse no desenvolvimento das atividades, principalmente as relacionadas à ginástica rítmica. A professora de Educação Física, Genesi Alessio levou para a turma vídeos da modalidade e através de atividades lúdicas trabalhou com alguns elementos corporais e com o manejo dos aparelhos adaptados, fita e arco.

O aluno Nicolas Pires, de 05 anos gostou da atividade com a fita. “Dá para fazer o movimento de oito e o lançamento, é bem divertido”. A aluna Alana Sander também de 05 anos gostou mais do aparelho arco. “Aprendi a mexer no braço e na cintura”. No decorrer da atividade as crianças vivenciaram diferentes ritmos musicais, construíram seus próprios movimentos explorando a criação de movimento com e sem os aparelhos. “Foi gratificante perceber o quanto eles conseguiram melhorar e explorar novos movimentos” relata a professora de Educação Física Genesi Alessio. A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera destaca que na Educação Infantil é muito importante planejar atividades que estimulem as crianças a criarem suas próprias formas de brincar e de movimentar-se. “Isso contribui de forma positiva para o seu desenvolvimento e crescimento”, finalizou.