Dia da Árvore: Chapecó intensifica trabalho de reposição e plantio de mudas

Neste sábado, dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore. Para celebrar a data, a Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), intensificou um trabalho que é permanente: a reposição e plantio de mudas em espaços e passeios públicos, canteiros centrais, Áreas de Preservação Ambiental e próximo a córregos. O trabalho é realizado pela equipe do Horto Botânico Municipal.

Em 2019 foram plantadas 700 árvores. Somente nesta semana foram plantadas 100 árvores nativas das seguintes espécies: canela-preta, ingá, açoita-cavalo, angico-vermelho, guajuvira, araticum, aroeira-vermelha, guabiroba, cerejeira, uvaia, pitangueira e cedro. O plantio aconteceu em dois locais:

• 40 mudas ao longo da Avenida Fernando Machado;
  • E 60 árvores na Rua Padre Ângelo Rech, em uma Área de Preservação Ambiental, no bairro Seminário.

Na próxima semana está programada a reposição de árvores no leito de um córrego, próximo ao Fórum, no bairro Passo dos Fortes. De 30 a 50 mudas serão plantadas. As mudas utilizadas nesse trabalho são produzidas no Horto Municipal de Chapecó, e também fruto de doações para compensação. “O trabalho de plantio e reposição também tem um apelo de conscientização ambiental, e ainda mais forte neste ano, por conta dos episódios de queimadas na Amazônia”, comentou o Secretário de Infraestrutura Urbana, Ivaldo Pizzinatto.

O Horto Municipal está localizado na Rua João Araldi, no bairro Parque das Palmeiras. No balanço de 2018 foram registradas 89.360 mudas de cacharia produzidas; 22.340 mudas de árvores nativas e frutíferas produzidas; 111.700 mudas de flores usadas na manutenção dos espaços públicos; 5.000 mudas de árvores usadas na manutenção dos espaços públicos e 720 pedidos de doação atendidos.

Chapecó, 20/09/2019 – sexta-feira