Chapecó apresenta ferramentas digitais para Habitação e comunicação direta com a população

Duas das 17 soluções tecnológicas apresentadas em Concórdia durante o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Catarinense, na última quinta-feira, foram de Chapecó: gestão informatizada dos processos habitacionais disponibilizado na internet, e o Ouvindo Nosso Bairro Digital – ONB Digital, ferramenta de comunicação direta da população chapecoense com a Administração Municipal.

As duas soluções foram apesentadas pela diretora de Habitação de Chapecó, Tatiane Cristine Bodigheimer, e pelo coordenador do Programa ONB Digital, Fernando Cordeiro.

Chapecó deu início à modernização nos processos administrativos da área habitacional com a implantação do sisHABI, em maio deste ano. A ferramenta abrevia o tempo gasto com atividades burocráticas, potencializa recursos e adequa-se às exigências de agentes financeiros, a partir da coleta de dados, organização de processos e gestão das finanças, entre outras atividades. Além da agilidade, transparência e uma base de dados com muita informação, são indicadores que possibilitam apoio na tomada de decisões, reforçaTatiane Bodigheimer.

Qualquer cidadão chapecoense pode consultar as informações sobre os inscritos no Programa Minha Casa Minha Vida. A população pode consultar informações sobre o processo habitacional, postar reclamações, dúvidas e denúncias.

Já o ONB Digital, que completa um ano em outubro, foi outra ferramenta apresentada, consolidando o reconhecimento obtido com o Prêmio Projeto Inovador de SC e o Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), em 2016.

De acordo com o coordenador do Ouvindo Nosso Bairro Digital, Fernando Cordeiro, a ferramenta foi desenvolvida para aproximar o cidadão e o poder público. Desde que foi implantado, outubro de 2018, o ONB Digital já recebeu 12.853 solicitações de obras e serviços, com 11.437 resolvidas e 1.413 em atendimento, números desta quinta-feira (20/09). Entre as principais demandas estão iluminação pública, coleta de galhos e conserto de buracos em vias públicas.

O ONB Digital é a extensão virtual do Ouvindo Nosso Bairro presencial desenvolvimento em 2016 e 2017, quando o Prefeito, acompanhado pela equipe de Governo, percorreu todas as regiões da cidade e interior. Foram 82 reuniões, 6.800 participações e 1.492 demandas recebidas. A principal finalidade do ONB é oportunizar e incentivar a comunidade a indicar as necessidades e prioridades que vão formar o Orçamento Público Municipal.

As duas ferramentas digitais podem ser acessadas nestes endereços: O SisHABI em https://chapeco.sishabi.com.br/publicos/habitacao, e o ONB Digital em http://onbdigital.chapeco.sc.gov.br. A APP do ONB está disponível nas lojas do Android e no Itunes (Iphone).

O Fórum de Cidades Digitais foi organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Concórdia e o evento Fórum de Cidades Digitais do Oeste Catarinense teve como objetivo promover a interação entre gestores da região, com ideias que possam contribuir para maior eficiência das administrações municipais. (Chapecó, 20/09/2019, sexta-feira)