Chapecó, 23/09/2019, segunda-feira Com o objetivo de aprimorar a interpretação cognitiva da criança através do uso dos sentidos (como e quando usamos deles e para quê) assim como, proporcionar meios e instrumentos para que a criança seja capaz de identificar e diferenciar os sentidos, aprendendo como cada um deles funciona e opera no corpo humano. Esse foi o objetivo do projeto desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil Municipal CEIM Peteca do Bairro Seminário com a turma de 2 e 3 anos.
Nesta fase, as crianças estão descobrindo o mundo e seus significados através das diferentes sensações e estímulos que surgem: pegar, morder, ouvir e sentir, a criança sente o cheiro, o gosto, a gelado o quente, etc., e por isso é importante que além de sentir todos estes estímulos, possa compreender e conceituar as diferentes funções de seu corpo que efetivam este sentir, proporcionado pelos mais diversificados estímulos Através de roda de conversas e histórias infantis relacionadas ao tema, as crianças tiveram atividades práticas como: escurecer a sala e entregar uma lanterna para que as crianças brincassem no escuro, utilizar binóculo e lupapara ver pássaros e arvores etc...
A professora Tamires Rodrigues também trouxe para a sala de aula uma concha do mar, para que as crianças escutasse o som que elas imitem. Também, com auxílio de um estetoscópio as crianças puderam ouvir os batimentos cardíacos dos colegas e também o seu. O olfato foi trabalhado com perfume de flores e de alimentos. As atividades com o tato foram realizadas fora da escola com tinta de gelo e pedras de rio para caminharem em cima. O projeto proporcionou muito aprendizado.
Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, é fundamental explorar os sentidos desde a mais tenra idade. Os sentidos incitam a inteligência. Desafiar os sentidos, instigar a curiosidade, estimular a atenção, a criatividade, o interesse em solucionar novos desafios e a possibilidade de articular e transformar os sentidos em aliados numa aprendizagem significativa e transformadora, comentou.
De acordo com a professora Tamires Rodrigues, esse projeto surgiu porque pelo levantamento prévio mostrou que as crianças conheciam os olhos, boca, nariz, porém não sabiam qual era a função dos órgãos do sentido. Iniciamos com atividades diferenciadas e que chamasse mais a atenção deles, que envolvesse o brincar e o faz de conta. Eles se envolveram bastante com as atividades, explicou. O aluno Nicolas Luis Winter Chetsco, de 3 anos aprendeu os sentidos de forma lúdica. Eu gostei de trabalhar com a geleca e das bolinhas, finalizou.