Chapecó, 24/09/2019, terça-feira A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer - SEJEL - recebeu na terça-feira (24) membros da RAIA - Rede de Atendimento à Infância e Adolescência, constituída por representantes de diversas entidades como Ministério Público, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança, Unochapecó, Secretaria de Saúde e Educação, entre outras. O objetivo é criar mecanismos de trabalho a fim de estreitar as relações entre estas entidades, visando dar mais efetividade às intervenções realizadas com crianças e adolescentes do município e suas famílias.
O Secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Ivan Carlos Agnoletto recebeu os membros da RAIA e a Promotora Vania Augusta Cella Piazza. De acordo com ela, a rede está firmando novas parcerias para ampliar sua ação. No esporte ela vê uma grande oportunidade de tirar ou afastar jovens das drogas, por exemplo.
Agnoletto relatou a história do Programa Atleta do Futuro - PAF que ano passado atendeu 4.017 crianças em alguma atividade esportiva que teve cerca de 80 polos. O objetivo é chegar a cinco mil crianças inscritas em alguma atividade. A natação é uma das atividades oferecida, sendo Chapecó talvez a única cidade do Estado a oferecer esse esporte de forma totalmente gratuita, como todas as demais. Na natação, dois atletas revelados já foram contratados pelo Corinthians.
O secretário relatou ainda o grande número de atletas revelados pelo PAF graças ao trabalho de base que vem sendo feito. Um dos resultados foi a conquista inédita dos Joguinhos Abertos e agora será perseguido o título dos JASC Jogos Abertos de Santa Catarina, que virá em cinco anos. Relatou ainda o paradesporto de Chapecó que serve de exemplo para o Estado, e que vem sendo incentivado constantemente. A RAIA também conheceu o novo sistema de administração de ginásios esportivos, repassados para às comunidades.
A Rua de Lazer também mostrou números impressionantes de atendimentos as comunidades chapecoenses. De 2012 para cá essa ação da SEJEL já prestou 340.306 atendimentos e realizou ao todo 645 eventos em escolas, entidades, associações de bairros e empresas. No ano passado, foram atendidas pela Rua de Lazer 44.870 pessoas e neste, restando ainda três meses para o final, os atendimentos já somam 44.700 pessoas atendidas.