Chapecó, 24/09/2019, terça-feira A Escola Básica Municipal Rui Barbosa organizou uma atividade sobre empreendedorismo. Os alunos do 7º ano organizaram um Food Park. A ideia surgiu a partir do trabalho realizado pelo professor Lucas Morais da Silva, na disciplina de Educação Financeira e Sustentabilidade. O objetivo do projeto foi compreender os conceitos de sobrevivência, consumo e sustentabilidade. Quando estudaram a parte de empreendedorismo surgiu a ideia de compreender na prática como funciona uma empresa. Organizaram-se em grupos e dividiram as funções de cada um na empresa.
O professor relata que aproximar as atividades ao mundo real é importante para que os alunos aprendam. Eles tiveram que pesquisar como montar uma empresa, planejaram durante as aulas e colocando em prática hoje, cada um com a sua estratégia de venda e de divulgação, comentou. Os alunos demonstraram empolgação ao montar a empresa e se empenharam organizando um espaço na área coberta da escola para comercializar os produtos alimentícios.
O aluno Bernardo de Sousa Ghemer de 13 anos disse que foi legal de pensar como montar a empresa. Deu muito trabalho, mas foi bem interessante, explicou. Outro aspecto que os alunos mostraram dedicação foi com a divulgação dos seus produtos, confeccionaram cartazes, utilizaram as mídias eletrônicas entre outras estratégias para ajudar nas vendas. A aluna Bianca Macari de 12 anos destacou que no início foi um pouco complicado. Foi tudo novo para a gente, com várias etapas para montarmos um plano de ação completo. Pensamos uma estratégia de marketing bem legal. É muito bom ter isso nas escolas, disse.
A tarefa de trabalhar em grupos também foi um desafio mediado pelo professor, que aposta no diálogo para direcionar o processo de ensino-aprendizagem. Para finalizar a atividade vamos reunir para fazer a reflexão sobre a ação, mas já tenho certeza que foi muito interessante relata o professor Lucas Morais da Silva. A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera destaca que incentivar os adolescentes a serem protagonistas nas tarefas escolares oportuniza espaço de construção do conhecimento. Além disso, também viabiliza o exercício da cooperação e do diálogo entre alunos e professores, fator importante no processo educativo, finalizou.