Background

Notícias

Alunos reforçam atividades do Projeto de Paz

Compartilhar

Chapecó, 24/09/2019, terça-feira – Durante os meses de agosto e setembro foi desenvolvido com a comunidade escolar o Projeto “De mãos dadas pela paz”. O projeto é idealizado pelas Centrais de Penas e Medidas Alternativas - (CPMA) do Estado de Santa Catarina, e direcionado às instituições parceiras para o desenvolvimento de ações com a comunidade visando a cultura da paz.

O Centro de Educação Infantil Municipal - CEIM Aquarela é uma das entidades parceira e que desenvolveu ações relacionadas a este projeto. O intuito foi despertar nas pessoas a reflexão para que possam contribuir para o processo de transformação de uma cultura de violência para uma cultura de paz. Nesta edição do projeto, o tema proposto é a Comunicação Não Violenta, representando uma forma de diálogo compassivo e empático, fazendo falar e escutar com foco nos sentimentos e necessidades. Ele parte da observação de que a crescente violência que nos cerca e na qual estamos inseridos é reflexo de uma lógica de ação e relação separadas de nossos verdadeiros valores.

O projeto faz parte do Setembro Branco, no qual os professores trabalharam com as crianças a cultura da paz, refletindo com as crianças uma cultura de respeito aos direitos individuais, solidariedade, liberdade de opinião, prevenção e resolução de conflitos. A cultura de paz procura resolver os problemas por meio do diálogo, da negociação, da reconciliação e da mediação, evidenciando valores como igualdade, respeito aos direitos humanos, respeito à diversidade cultural, justiça, tolerância, desenvolvimento e justiça social.

As crianças juntamente com seus familiares, elaboraram balões de comunicação, as famílias teriam criaram frases de incentivo à cultura da paz. Depois de pronto, os balões de comunicação foram trocados com outras famílias do CEIM. A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, destaca que a participação da família é fundamental nesse processo. “Só o fato de os pais sentarem juntos com seus filhos e elaborar uma mensagem carinhosa de paz para outra família, já está construindo um gesto de carinho e paz”, comentou.

Como encerramento do projeto, as crianças participaram de uma panfletagem em frente ao Fórum de Chapecó. Entregaram os balões de comunicação que foram confeccionados pelas suas famílias aos funcionários do fórum e os visitantes que por ali passaram. A gestora do CEIM, Guilhane Melo, comenta que “nós enquanto CEIM precisamos ir além de ensinar, devemos participar de ações e projetos como este se queremos mudar o cenário violento e cultivar a paz desde a tenra infância”, finalizou.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?