Estudantes participam da Segunda Fase da Olimpíada de Matemática

Chapecó, 30/09/2019, segunda-feira – As provas da segunda fase da 15º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, foram aplicadas sábado, 28/09, na EEB Marechal Bormann e no Colégio Marista. A lista de estudantes premiados será divulgada no dia 3 de dezembro no site da OBMEP. Criada em 2005, ela busca estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área. É realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Em 2018, mais de 18 milhões de estudantes participaram da olimpíada.

Entre os objetivos da OBMEP estão: Estimular e promover o estudo da Matemática; Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de estudantes brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas; Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A prova é destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, divididos em 3 níveis: Nível 1 – estudantes matriculados em 2018 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; Nível 2 – estudantes matriculados em 2018 no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental; Nível 3 – estudantes matriculados em 2018 em qualquer ano do Ensino Médio.

Em 2018, os estudantes da Rede Municipal de Ensino conquistaram 1 medalha de bronze e 14 menções honrosas. Segundo a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, “a OBMEP é mais do que conquistar medalhas, é descobrir novos talentos e incentivar os estudantes pelo gosto de aprender matemática”, disse. Na Rede Municipal de Ensino de Chapecó, 22 Escolas Básicas Municipais participaram da 1º fase da OBMEP realizada na escola no dia 21 de maio de 2019, classificando 225 estudantes para a segunda fase, sendo aplicada prova para os respectivos professores.