Conselho Municipal de Educação reúne escolas particulares para formação da BNCC

Chapecó, 30/09/2019, segunda-feira – Na semana passada, o Conselho Municipal de Educação de Chapecó, ofereceu formação com todas as escolas particulares que atendem educação infantil em Chapecó. O objetivo era auxiliar e capacitar os proprietários das instituições quanto a implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o estudo da Resolução Nº. 070/2019 do Conselho Estadual de Educação – CEE que institui e orienta a implantação do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense e normatiza a adequação à Base Nacional Comum Curricular dos currículos e propostas pedagógicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no âmbito do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina e a Resolução 018/2018, também do Conselho Estadual de Educação.

O encontro iniciou com uma palestra com o Prof. Dr. Élcio Cecchitti, falando sobre o percurso histórico da BNCC, como ela está estruturada e os conceitos inseridos no documento, destacando que “ao longo da história do Brasil é a primeira vez que temos uma articulação, do ponto de vista curricular, através de um regime de colaboração com as Redes Municipais, Estaduais e Privadas. Esse alinhamento, não é uma padronização, mas que é uma base comum pra todos e uma parte diversificada para cada situação de cada instituição, funciona como um conjunto de saberes de conhecimentos que são essenciais pra todas as crianças de qualquer região ou escola. Isso é uma avanço na perspectiva das políticas curriculares que tínhamos até então, nesse momento é um ganho para todos”, acrescentou.

O estudo das resoluções contou com a explanação da professora Claudia Fantin representando a Coordenadoria Regional de Educação, Janize Scussiato de Oliveira e a Presidente do Conselho Municipal de Educação - COMED, Ana Paula Scherer, onde foram dadas orientações e encaminhamentos para as instituições privadas. No estudo da Resolução Nº 070/2019 do Conselho Estadual de Educação, em especial, destacou-se a importância do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense para a construção do currículo, que constitui-se em documento de referência para a adequação à Base Nacional Comum Curricular dos currículos e das propostas pedagógicas destas etapas da Educação Básica das instituições ou redes de ensino a ser implantado na Rede Pública e Privada.

Ainda, as instituições ou redes de ensino que optarem por não aderir ao Currículo Base do Território Catarinense deverão produzir seu próprio referencial curricular, devendo, neste caso, cumprir o estabelecido na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, conforme determina a Resolução CNE/CP nº 2/2017. Na sequência, a Diretora Pedagógica, Sueli Suttili, fez uma explanação sobre a trajetória da “Reorganização do currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Chapecó”. O prazo para implementação dos currículos e das propostas pedagógicas, tendo como referência o Currículo Base do Território Catarinense, ou dos novos currículos e das novas propostas pedagógicas adaptados à Base Nacional Comum Curricular - BNCC para as instituições ou redes de ensino que não tiverem feito a adesão ao Currículo Base do Território Catarinense, será no início do ano letivo de 2020.

De acordo com a Gestora do Colégio Logosófico de Chapecó, Luciana Balbinott Paludo, foi uma iniciativa muito importante do Conselho Municipal de Educação reunir as escolas particulares de Chapecó, porque nesse momento que a educação está vivendo em que todas escolas precisam estar de acordo com a nova BNCC. “É muito importante essa chamada, pois temos prazos para cumprir, novas etapas para avançar e essa orientação foi muito importante e produtiva, até mesmo para conhecer todas escolas particulares de Chapecó”, comentou. O Conselho Municipal de Educação organizou uma agenda para que as escolas possam estar conversando com os conselheiro e estarem sanando dúvidas quanto ao processo e adesão do Currículo Base do Território Catarinense.