Escolas da Rede Municipal recebem premiação em Concurso de Redação

Chapecó, 30/09/2019, segunda-feira – A premiação do Concurso de Redação promovido pela Receita Federal, em parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC e Secretaria de Educação de Chapecó aconteceu na segunda-feira (30). Esse evento marca uma etapa do Projeto “Educação Fiscal e Cidadania”, que busca estimular a convivência social, promover a conscientização da importância dos tributos, despertar a solidariedade, exercitar o espírito de liderança e motivar toda a comunidade escolar para o exercício da cidadania.

Participam do projeto 19 Escolas da Rede Municipal de Ensino, realizando no decorrer do ano diversas atividades. O Concurso de Redação “Um Novo Jeito de Repensar o Mundo”, teve como objetivo propor a reflexão crítica dos alunos. O conteúdo proposto foi desenvolvido nas aulas da disciplina de Educação e Direitos Humanos com as turmas de 9º anos do Ensino Fundamental. Cada aluno redigiu uma redação de autoria individual. Em seguida as escolas encaminharam três redações por turma à Secretaria Municipal de Educação, que formalizou a entrega das mesmas, à comissão constituída por representantes da UNOESC e Receita Federal, para avaliação conjunta.

Foram premiados com um smartphone, doado pela Receita Federal do Brasil, o autor da redação vencedora de cada turma participante e o professor coordenador, totalizando 28 alunos e 16 professores. A professora Melodi Forceline da disciplina de Educação e Direitos Humanos destaca que antes de escrever os alunos estudaram a temática. “Estudamos os materiais sobre o que são os tributos, para que servem e sua importância social, e auxiliamos os alunos na construção das redações, foi muito interessante o trabalho com essa temática”, explicou.

A estudante Karen Amorin de 13 anos, da Escola Básica Municipal Padre José Anchieta relata que não conhecia nada sobre o tema e que precisou pesquisar para escrever a redação. “Deu muito trabalho, mas eu gostei”, disse. Este concurso teve por objetivo conscientizar os alunos para a importância da arrecadação dos tributos e da educação fiscal, como um dos caminhos para combate a corrupção e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

O projeto tem continuidade com a realização de outras provas, tais como: Coleta do Lacre Solidário e Coleta de tampinhas de plástico. Quando o projeto finalizar a Escola Campeã receberá como prêmio mercadorias apreendidas pela Receita Federal para a realização de um bazar beneficente, no valor aproximado de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). “A parceria estabelecida entre a Unoesc, a Receita Federal e a Secretaria de Educação está sendo importante para o desenvolvimento do tema educação fiscal nas escolas, isso contribui significativamente no processo educativo dos nossos estudantes e também para a valorização da educação em nosso município”, finalizou a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera.