Background

Notícias

Formatura do projeto Bombeiro Mirim é realizada em Chapecó

Compartilhar

Chapecó, 02/10/2019, quarta-feira – 338 crianças da Rede Municipal de Ensino foram formadas, na segunda-feira (30) no projeto Bombeiro Mirim, em uma atividade que aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes. Cerca de 900 pessoas participaram do evento. O projeto é um Programa de Apoio Pedagógico e Complementação Educacional, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em parceria com a Secretaria de Educação de Chapecó. Ele é desenvolvido com os alunos do 6º ano das Escolas Municipais e tem por objetivo promover orientação vocacional, capacitação dos alunos, apresentação e motivação de valores, tais como, a disciplina individual e coletiva, a responsabilidade, o respeito a todos os seres vivos/natureza e a prática da solidariedade.

Os temas/conteúdos propostos em lições possuem ligações diretas com o Currículo para o Ensino Fundamental da Rede Municipal de Chapecó, bem como com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os professores/instrutores buscam por meio das atividades diversificadas, utilizar diferentes estratégias pedagógicas para desenvolver a capacitação dos alunos. E neste ano, o Projeto Bombeiro Mirim atendeu um número aproximado de 1600 alunos de 11 escolas.

O coordenador do projeto, Sargento Valter Luciano Huning, destacou que é importante observar a ligação do projeto com a Educação Escolar, pois mesmo sendo um projeto idealizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, este é desenvolvido em parceria com a Rede Municipal de Ensino. “Uma equipe formada por professores, assistente social, bombeiros militares e comunitários, que se propõem a respeitar a formação que cada jovem recebe de sua família, de sua escola e de seu credo religioso”, disse.

Para a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, essa parceria é muito importante para a Secretaria de Educação, pois auxilia na promoção de valores essenciais para a vida. “Espero que nossos alunos multipliquem tudo aquilo que aprenderam no Projeto e levem como formação para sua vida”, finalizou.