Intercâmbio de caixas levam diferentes brinquedos na Educação Infantil

Chapecó, 03/10/2019, quinta-feira – O brinquedo e a brincadeira na Educação Infantil são essenciais, sendo uma das atividades mais importantes do indivíduo. É por meio delas que as crianças se desenvolvem, trabalham suas potencialidades, limitações, habilidades sociais, afetivas, cognitivas e físicas. Pensando em uma proposta diferenciada os Centros de Educação Infantil Municipal Criança Feliz, Oracílio Costella, Adelina Carlesso, Cantinho da Imaginação, Alegria do Saber e Toldo Chimbangue, criaram o projeto “Caixas de Brincar”, tendo como objetivo, realizar um intercâmbio entre as crianças da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Chapecó para compartilhar suas experiências de brincar.

A ideia do projeto é que as crianças possam experimentar os diferentes elementos que constituem o ato de brincar. Para isso, foi organizada uma caixa com objetos ligados ao brincar que caracteriza a identidade de cada espaço. Nas caixas contém brinquedos não estruturados, ou seja, com elementos da natureza, produzidos pelas crianças, materiais alternativos, entre outros, que buscam estimular a criatividade e a interação, a fim de possibilitar um momento de liberdade e autonomia na criação das brincadeiras, desta forma, visando um brincar sustentável, de baixo custo e que não incentive o consumismo.

Cada CEIM ficou responsável por confeccionar uma caixa, e dentro dela foram construídos elementos que permitam o brincar, usando desenhos, pinturas, músicas, esculturas, elementos da natureza e objetos diversos, além de ouvir as crianças para saber o que ela gosta de brincar. Nas caixas não foram aceitos brinquedos industrializados, tecnológicos, de plásticos e vidros. Depois de as caixas estarem devidamente organizadas, foi realizado um sorteio para saber onde cada uma seria encaminhada, a mesma permanece no CEIM sorteado durante uma semana. Na semana seguinte é realizado um novo sorteio.

No CEIM Criança Feliz, antes de a caixa ser aberta, a expectativa das crianças era tanta que os olhos estavam atentos para saber quais brinquedos haviam ali dentro. Quando a caixa foi aberta a diversão tomou conta. A gestora do CEIM Criança Feliz, Dilcemar Gazolla, comenta que “as crianças estavam com muita curiosidade em saber quais eram os brinquedos. “E ao brincar eles se deliciaram, aproveitando cada um dos elementos que descobriram na caixa”, disse. A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, essa troca de experiências é muito importante. “Além de conhecer o que as crianças de outras regiões da cidade brincam, elas acabam por se divertir com a diversidade de brinquedos e brincadeiras que contém nas caixas”, finalizou.