Background

Notícias

Artesãos de Chapecó participam de capacitação

Compartilhar

Chapecó, 04/10/2019, sexta-feira – Parar suas atividades por algumas horas e tirar um tempo para pensar em si, nas suas experiências e ter mais qualidade de vida. Esses foram os objetivos de uma atividade realizada pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social - SEASC, e que reuniu os artesãos de Chapecó. Eles participaram de uma palestra realizada pela advogada Sandra Lúcia Fagundes que falou sobre temas relativos a mulheres, destacando o seu valor, sua autoestima e sua independência.

De acordo com Lucia Oliveira, Gerente de Renda e Cidadania da SEASC, foi um momento em que os artesãos puderam parar com a costura artesanal por um instante e costurar sentimentos. “Houve trocas de conversas e de experiências no decorrer da vida, entre elas, namoro, casamento e relações familiares. O objetivo foi um momento este para as mulheres se valorizarem, ter autoestima, conquistar seus sonhos e sua liberdade dentro de seus limites e direitos”, explicou.

Saiba mais

Atualmente estão cadastrados junto a Secretaria de Assistência Social 426 artesãos, entre artesãos individuais, associações, Grupos de Mulheres e artesãos indígenas. Mandalas, caixas decoradas, pintura em óleo em telas, artefatos em tricô, crochê, artesanato em madeira, placas decorativas, arranjos de flores, luminárias. Essas e muitas outras peças são produzidas pelos artesãos chapecoenses. Eles são acompanhados pela Administração Municipal através do Projeto Artesanato na Palma da Mão que iniciou em 2013 para atender artesãos individuais, artesãos vinculados à associação e artesãos indígenas.

O objetivo é organizar e capacitar grupos de artesãos no município, para confecção de produtos destinados ao mercado consumidor como fonte de renda e para melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local. Criado em 2013, o objetivo do programa é organizar e capacitar grupos de artesãos no município de Chapecó, para o desenvolvimento de produtos destinados ao mercado consumidor, como fonte de renda e visando a melhoria de vida dos participantes envolvidos, com foco no artesanato que resgata a identidade local.

Os profissionais têm espaços para comercialização de seus produtos. No Centro Público de Economia Solidária, Aeroporto Municipal, Centro de Informações Turísticas, Terminal Rodoviário e no Calçadão (Rua Benjamin Constant, entre Avenida Getúlio Vargas e Nereu Ramos). Além desses locais, são organizadas feiras de artesanato, oficinas de qualificação, bem como participação em eventos promovidos no município.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
Chape

Olá! Sou o Chape, o assistente virtual de Chapecó. Como posso ajudar?