Background

Notícias

Dia das Crianças e dos Professores é comemorado nas instituições educativas

Compartilhar

Chapecó, 10/10/2019, quinta-feira – Outubro é especial para a educação, pois é mês de comemorar datas importantes. No dia 12 é comemorado o “Dia das Crianças” e no dia 15 o “Dia dos Professores”. Nas Escolas e Centros de Educação Infantil Municipais (CEIMs) as comemorações para o Dia das Crianças são realizadas com muito carinho. Todas as instituições educativas durante esta semana organizaram diversas atividades especiais, regadas a muita diversão e alegria, que encantaram os pequenos.

No CEIM Leãozinho, por exemplo, quarta-feira (09) os professores organizaram o “Dia da Aventura”, que envolveu todas as crianças na prática de atividade ao ar livre. Foi organizado um circuito com: arvorismo, escalada, slackline, tirolesa, carrinho de rolimã, tobogã gigante de ar e cama elástica. As crianças exploraram diferentes movimentos e brincaram umas com as outras interagindo entre si e com os professores. O objetivo foi promover atividades que envolvam toda a escola auxilia na promoção de um ambiente escolar saudável e feliz. A aluna Rafaela Almeida Silva de 4 anos gostou muito de todas as brincadeiras. “Foi um dia muito gostoso”, disse. A aluna Samira Miosso de 5 anos gosta da escola. “Eu gosto das aulas do professor, são diferentes e brinco com meus colegas”, comentou.

Ser professor vai além de transmitir conhecimento, a profissão exige o envolvimento com os sujeitos, no sentido de estabelecer vínculo, primando pelo diálogo como mediador do processo de ensino e aprendizagem. O professor de Educação Física Keyth Yagoh dos Santos destaca que é legal ver a animação das crianças com as atividades que foram preparadas. “As crianças ficaram muito felizes com essas atividades, é bem gratificante ver a carinha alegre sinto que faço a diferença na vida deles. Brincando percebo que eles se sentem felizes e se desenvolvem ao mesmo tempo”, comentou Já a professora Jaqueline Aparecida dos Santos relata que é importante essa semana para as crianças e para os professores. “Ver a felicidade e o sorriso de cada rostinho é muito gratificante, sempre aprendemos com eles a alegria de viver”, comentou.

Como escreveu Paulo Freire: “não existe ensinar sem aprender (...) o ato de ensinar exige a existência de quem ensina e de quem aprende”. Para comemorar o Dia dos Professores, cada instituição educativa organiza uma homenagem demonstrando a importância destes profissionais nos espaços escolares e na vida das crianças. A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera destaca que essas datas comemoradas nas instituições educativas é uma maneira de valorizar quem compõem a escola e faz o processo educativo acontecer. “Parabéns professores e crianças, comemorem o seu dia com muita alegria” finalizou.