Chapecó sediou Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) promove, anualmente, Encontros Estaduais dos Conselhos Municipais de Educação de Santa Catarina. Neste ano, Chapecó sediou o conclave, quinta e sexta-feira, dias 10 e 11, na Sala Welcy Canals, Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nes. Foi a 13ª edição e contou com programação diversa.

Participaram conselheiros e dirigentes municipais de educação, técnicos, professores, estudantes, e comunidade interessada. O tema central desta edição discutiu “Os Conselhos Municipais de Educação e os Desafios da Gestão Democrática”.

Depois da abertura oficial, quinta à noite, seguiu-se a programação com palestras e mesas redondas, nas quais foram discutidos temas de grande impacto na educação dos municípios de Santa Catarina.

Conforme Claudio Luiz Orço, coordenador da UNCME Estadual, este Encontro é um momento de partilhar responsabilidades entre Conselhos Municipais e Secretarias de Educação, e “tem como objetivo instrumentalizar os conselheiros para que consigam desempenhar o trabalho nos seus municípios a partir dos compromissos preconizados pela UNCME, que é a universalização da oferta da educação básica, a gestão democrática e a inclusão social”.

A Secretária de Educação Sandra Maria Galera destaca a importância deste evento para a valorização da educação, pois “marca um processo importante de diálogo sobre diversas questões que permeiam a educação dos municípios e do estado”.

Em manifestação durante a abertura oficial, o prefeito Luciano Buligon fez uma saudação especial aos conselheiros que prestigiaram Chapecó como cidade-sede para essa 13ª edição do evento. (Chapecó, 11/10/2019, sexta-feira)