CEREST realiza capacitação sobre Seguridade Social

Chapecó, 14/10/2019, segunda-feira – Aconteceu na última semana, no Auditório da Secretaria de Saúde a “III Capacitação para Assistentes Sociais sobre Seguridade Social”, em parceria com as Assistentes Sociais do INSS agência de Chapecó, Fransieli Sgnaulin e Silvana Hoffmann Velasques Moreira. O objetivo foi auxiliar os profissionais no atendimento as demandas de seu cotidiano de trabalho, no que se refere a qualificar a orientação realizada aos usuários sobre os direitos garantidos pelas políticas de seguridade social e também dar continuidade a atualização de conhecimento sobre as políticas públicas.

O público participante foram os profissionais da rede socioassistencial dos 76 municípios de cobertura do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST da macrorregião oeste, destes estiveram presentes 62 Assistentes Sociais e 18 profissionais de outras áreas que atuam na rede.

Na capacitação foi apresentado o projeto Acompanhamento Social do Trabalhador Vítima de Acidente de Trabalho Grave Pós Alta Hospitalar, pelo CEREST Regional de Chapecó. Esse projeto é desenvolvido em parceria com os Assistentes Sociais do NASF-AB (Núcleo de Ampliado a Saúde da Família e Atenção Básica) que a partir de visita domiciliar realizam o acompanhamento das demandas sociais do trabalhador vítima de acidente de trabalho grave e da Atenção Básica através das equipes de Estratégia da Saúde da Família – ESF - que dão continuidade ao processo de reabilitação funcional. O projeto teve início no município de Chapecó em 2017 e neste ano foi implantado nos municípios de Xanxerê e São Miguel do Oeste. O CEREST Regional de Chapecó pretende ampliar essa ação, para os demais municípios do seu território de abrangência em 2020.

O CEREST Regional de Chapecó compõe a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), foi habilitado por meio da Portaria SAS Nº 653 de 19/09/2006 e inaugurado em 27/04/2007, é uma unidade especializada, que fornece suporte técnico para o SUS, nas ações de promoção, prevenção e vigilância em saúde do trabalhador.