Conselho Municipal de Políticas Culturais tem novos membros

Chapecó, 15/10/2019, terça-feira – Nesta terça-feira (15) aconteceu na Sala de Reuniões da Prefeitura de Chapecó a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, gestão 2020/2021. Participaram do ato o Secretário de Cultura de Chapecó, Nemésio Carlos da Silva, professores e representantes de instituições que possuem vínculo com a cultura. O Conselho recebe os novos membros e também realizou a posse dos novos Presidente e Vice do Conselho de Cultura para os próximos dois anos.

A Lei nº 7269 de 03 de julho de 2019 que instituiu o Conselho Municipal de Cultura de Chapecó tem composição na ampliação de segmentos da cultura e os relacionados com a sociedade. Para o Secretário, o novo Conselho possui grande representatividade e seus membros estão capacitados para definir as futuras metas e diretrizes da cultura de Chapecó. “Além das atividades naturais de conselheiros, os membros têm a responsabilidade de construir, para os próximos dez anos, o Plano Municipal de Cultura da nossa cidade”, conclui. Ao todo são 36 representantes, sendo 12 do governo, 12 dos segmentos culturais de Chapecó e 12 de instituições e entidades da comunidade relacionadas à cultura.

O Conselho Municipal de Políticas Culturais é um órgão que mantém as atividades da Secretaria de Cultura da cidade mais ativas. “É porta-voz nos processos de tomada de decisões relacionadas à cultura que está integrada e emancipada na cidade de Chapecó”, acrescentou o Secretário.

Entre algumas das competências do Conselho estão: propor, promover e incentivar estudos, eventos, atividades permanentes e pesquisas na área da cultura; colaborar para o estudo e o aperfeiçoamento da legislação pertinente à cultura; analisar e aprovar os convênios, editais, contratos, e outros acordos e documentos encaminhados pela Secretaria de Cultura. As funções de conselheiro serão exercidas gratuitamente, sendo consideradas de caráter relevante, de acordo com o art. 5º da Lei nº 7269.

Veja a lista dos novos membros aqui.

Texto e foto: Bruna Gatto sob supervisão de Christiane Lise