Democratização à cultura - Vozes Vivas circula nas comunidades e preserva a cultura regiona

Chapecó, 16/10/2019, quarta-feira – Contemplado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó o Espetáculo “Vozes Vivas – histórias de São João Maria”, da Cia Contacausos, encerra a sua circulação municipal pelo Edital. Depois de estrear no Sesc Chapecó, o trabalho chegou ao Toldo Chimbangue e no Distrito de Marechal Bormann na Escola Estadual Básica Marcolina Rodrigues Duas das comunidades que contribuíram com as pesquisas que deram origem ao espetáculo.

“Vozes Vivas” traz as histórias dos caboclos do Oeste Catarinense sobre o Monge São João Maria. A construção do trabalho iniciou com uma extensa pesquisa da cultura popular do Oeste, ainda em 2008. “Iniciamos ouvindo as histórias dessas comunidades. Não temos como mensurar a quantidade de pessoas que ouvimos ao longo desse trabalho, passamos por muitas comunidades, muitas histórias foram ouvidas e agora estão sendo contadas”, conta Josiane Geroldi, pesquisadora e atriz da Cia Contacausos.

Para a Assistente de Direção da EEB Marcolina Rodrigues, Kelly Meneghini, é muito importante que essas atividades cheguem a todas as localidades. “É muito bom ver as ações culturais chegando, especificamente aqui no Distrito do Bormann, por ser uma localidade distante do centro e com dificuldade de acesso às ações culturais. Por isso esses momentos se tornam tão importantes pois acontecem aqui dentro da escola e oportunizam que os alunos assistam, prestigiem e tenham novas experiências que contribuem com o seu desenvolvimento. As histórias que eles ouviram, para muitos fazem parte do cotidiano, alguns já tinham ouvido mas não lembravam e outros não conheciam e isso engrandece ainda mais esse momento pois é a história da sua comunidade sendo preservada e difundida”, enfatiza.

De acordo com Vanisse Domingues, da comunidade do Toldo Chimbangue, foi muito interessante ver e ouvir as histórias em um espetáculo. “O que eu percebi foi diferentes gerações ouvindo as histórias que integram a nossa história. Pudemos ver nas expressões dos mais velhos, a alegria que eles tinham em assistir a vivência deles sendo contada. Eu fico muito feliz em ver esses momento acontecendo aqui na nossa comunidade”, conta.

Além da circulação o Projeto terá disponível toda a sua pesquisa no site www.contacausos.com.br . Uma forma de preservar patrimônio imaterial e assegurar a continuidade das narrativas da cultura popular. A partir de agora o trabalho ganha a estrada, outros palcos e novo público. Levas as histórias das comunidades aqui da região para outras localidades. Oi apresentado em 10/10 no Sesc Itajaí e chegará em 30/10 no Sesc Caçador, as duas apresentações com entrada gratuita.

Sobre o Espetáculo

“Vozes Vivas” é um espetáculo com características contemporâneas que utiliza-se da tecnologias para valorizar as expressões populares. Com direção de Max Reinert um dos mais consagrados diretores de Santa Catarina, e atuação de Josiane Geroldi, o trabalho combina três linguagens: vídeo, áudio e narração. O resultado é um espetáculo multimídia com afinação estética e poética que preserva a cultura local e dá movimento à cena teatral regional.

Créditos: Texto e Fotos: Camila Almeida/ Girassol Cultural.