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Conheça mais sobre o trabalho do Resgate Social de Chapecó

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Chapecó, 17/10/2019, quinta-feira – Esmola. Sabe aquelas moedas ou alguma pequena doação que você entrega a um morador de rua ou a alguma criança no semáforo pensando que está ajudando? Na verdade você não está. Isso porque, existe todo um contexto e uma história que envolve a pessoa e a família que você pensa estar ajudando. Entre as histórias, estão a vulnerabilidade, roubo, estupro, abusos.

De acordo com Magliane Marta Bagnara, coordenadora do Resgate Social de Chapecó, a rua é um direito de todos. Ela se constitui não só um meio para ir de um lugar ao outro. A rua é em si um espaço de sobrevivência e também de convivência, é onde vemos e somos vistos. Nossas potencialidades e fragilidades ficam evidentes nesse espaço, seja pela forma como nos vestimos, expressamos, ou ainda pela admiração ou desagrado que causamos no outro.

Ela explica que quando se trata de moradores de rua, há aqueles que se sensibilizam ao serem abordado, e contribuem financeiramente com essa pessoa, ao fazer isso podemos estar contribuindo para que a pessoa se mantenha na condição de mendicância. “Nosso coração por vezes nos indaga como não ajudar alguém que encontra tão fragilizado. Mas seguimos nosso caminho, passamos rapidamente por essas pessoas, por vezes não sabemos ao menos o que fazer com o nosso olhar, se desviamos ou encaramos. É por vezes assim que o morador de rua é visto, mas não verdadeiramente olhado. Nosso desafio não é dar esmola para acalmar nossa consciência. É não desviar o olhar, é dar um sorriso e quem sabe trocar um olá, um bom dia”, comentou.

Magliane destaca que muito mais do que “esmola”, dê sorrisos, respeito, auxilio, dignidade. Para amenizar as fragilidades de quem tem a rua como espaço de sobrevivência, é que se encontra o RESGATE SOCIAL. Na abordagem especializada de rua procura-se conhecer a história pregressa, criar vínculo, refletir sobre a condição de vida e possibilidades, e ainda encaminhar aos serviços necessários. Tais como CREAS, CAPS, Casa de passagem, auxiliar no acesso a saúde e demais políticas. Não se trata simplesmente de tirar a pessoa da rua, e sim de compreender qual o sentido que a rua tem para esse indivíduo. “É por vezes ainda auxiliar esse individuo na reconstrução de sua história, de seus vínculos familiares, mas também compreender que na rua ele também constrói vínculos. Vínculos esses de pertencimento, de companheirismo, proteção, que talvez em sua vida não tenha encontrado em nenhum outro espaço. A rua é esse caminho, por vezes reto, outras tortuoso, mas acima de tudo democrático, direito de todos”, finalizou.

Conheça mais sobre o Resgate Social

O Resgate Social funciona na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 562 – D, bairro Centro. É destinado às pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia ou sobrevivência. Tem a finalidade de dar encaminhamentos para rede socioassistencial e demais políticas públicas e órgão de defesa de direitos, de modo a contribuir para a inserção social, acesso a direitos e proteção social das pessoas em situação de rua. A forma de acesso dos usuários ao Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, Resgate Social, poderá ser feito por meio de: demanda espontânea, encaminhamentos realizados pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, outros serviços, programas ou projetos da rede socioassistencial, das demais políticas públicas setoriais ou órgãos de defesa de direitos da localidade.

O horário de funcionamento e atendimento das equipes de Abordagem Social é de segunda a domingo incluindo feriados das 07 às 24 horas; as técnicas (assistente Social e monitora) atendem o público de segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13 às 17 horas; o Auxílio Funeral tem regime de plantão 24 horas. A equipe de trabalho tem 01 Psicóloga; 01 Agente Proteção Social; 03 Monitores; 03 Motoristas; 01 Auxiliar Administrativo; 01 Auxiliar de Serviços Internos e 04 Vigias.

A Central realiza em média 300 atendimentos por mês. Os atendidos pela Central de Resgate Social, dependendo de sua necessidade e situação social, podem recebem roupas, calçados, kit de higiene, passagens, para pessoas e/ou famílias que vivem em situação de extrema pobreza. O telefone de contato é (49) 9 8401- 4490 ou (49) 3319-1201. A rotina de trabalho envolve atividades como:

• Rondas periódicas durante o dia realizadas pela equipe de abordagem;

• Encaminhamentos para outros serviços da rede: saúde, CREAS, CRAS, Judiciário, entre outros;

• Acolhida e escuta aos usuários que chegam ao serviço, realizando o cadastro, bem como prestando as informações e orientações necessárias para a solução de sua dificuldade;

• Realização de atendimento individualizado aos usuários;

• Identificação pessoal filiação, documentação civil, nacionalidade, naturalidade e procedência;

• Verificação da situação de rua tais como seu tempo, local de permanência, em que condições;

• Ponderar se o usuário possui família, ainda buscar a informação deste se possui ou não vínculos com os mesmos;

• Buscar o máximo de informações dos serviços e benefícios que o usuário acessa;

• Conhecer situação de saúde do usuário, tais como se faz uso de substâncias psicoativas e álcool, dados sobre deficiência, se é atendido na rede de Saúde;

• Descobrir a situação educacional do usuário para possíveis encaminhamentos;

• Conhecer as necessidades básicas cotidianas;

• Proceder a anotações nos registros dos nomes, contatos e ou que for necessário das pessoas com quem se relacionam os moradores de rua, círculos de amizades e relações afetivas;

• Identificação da demanda apresentada para o desenvolvimento dos trabalhos internos, bem como o encaminhamento correto desta para rede;

• Encaminhamento do usuário em situação de rua ao CREAS, Saúde, família, outro Município ou Albergue dependendo do caso em tela;

• Sensibilização do individuo e família em relação a questões de vínculos familiares;

• Informar e orientar o indivíduo ou familiares sobre procedimentos posteriores;

• Proceder aos encaminhamentos imediatos necessários, sobre tudo para a inclusão no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal e acesso a documentação.

Procure os serviços de Assistência Social nos endereços abaixo:

CRAS São Pedro

Endereço: Rua João Anselmo Santa Catarina, 697 E, bairro Presidente Médici

Telefone: (49) 3319-1251

CRAS Cristo Rei

Endereço: Rua Cruz e Souza, 739 E, bairro Cristo Rei

Telefone: (49) 2049-9252

CRAS Efapi

Endereço: Rua Uru, 449 E, bairro Efapi – Loteamento Juliana

Telefone: (49) 2049-9253

CRAS Efapi / CEU

Endereço: Rua Eloi, Pereira de Souza, 449 E, bairro Efapi – Loteamento Elias Gallon

Telefone: (49) 33191272

CRAS SEMINÁRIO

Endereço: Rua Lions, esquina com Saad Sarquis, 1666 E, bairro Palmital

Telefone: (49) 2049-9255

CRAS Marechal Bormann

Endereço: Rua João Antunes de Almeida, 386 D, Distrito Marechal Bormann

Telefone: (49) 2049-9256

CRAS Líder

Endereço: Rua John Kennedy, 1388 E, bairro Líder

Telefone: (49) 33191259

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