Background

Notícias

Dia D de Vacinação contra o Sarampo é neste sábado

Compartilhar

Chapecó, 18/10/2019, sexta-feira – Está em andamento a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Neste sábado (19) será Dia D de Vacinação e em Chapecó, os 26 Centros de Saúde da Família estarão abertos das 08 às 17 horas, sem fechar ao meio dia. Importante levar a caderneta de vacina, que caso ela precise ser atualizada, já poderá ser feito neste momento.

O objetivo da campanha é vacinar seletivamente contra o sarampo esses dois grupos, visando interromper a circulação viral e controlar a doença no País. A meta mínima a ser alcançada na campanha corresponde a 95% de cobertura vacinal, de forma homogênea, do público-alvo a ser vacinado. Serão vacinados somente aqueles que não possuírem comprovação vacinal para o sarampo conforme faixa etária: Crianças de 6 a 11 meses devem ter a dose “zero” contra o sarampo. De 12 a 14 meses devem ter a primeira dose da vacina e a partir dos 15 meses até 29 anos devem ter 2 doses de vacina contra o sarampo.

A campanha acontecerá em duas etapas considerando os seguintes períodos e grupos alvo de vacinação:

• No período de 07/10 a 25/10, será realizada a vacinação de todas as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias).

• No período de 18/11 a 30/11, será realizada a vacinação de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade. O dia D, de mobilização nacional, será 30/11.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância, podendo evoluir para complicações e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após. Os sintomas são: febre maior que 38,5 °C, tosse e coriza, conjuntivite, dor de cabeça, manchas brancas na boca e manchas vermelhas pelo corpo (exantema) sem prurido.

Caso suspeito: pessoa com sintomas independentemente da idade e da situação vacinal; todo indivíduo considerado como caso suspeito com história de viagem ao exterior nos últimos 30 dias, ou de contato com alguém que viajou para locais com circulação do vírus do sarampo no mesmo período. Em 2016, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo pela OMS – Organização Mundial da Saúde, declarando a região das Américas livre do sarampo. Desde 2018 está ocorrendo intensa circulação do vírus do sarampo em várias regiões do mundo e com avanço significativo da doença no continente Americano. O Brasil em 2018 reportou 10.300 casos, em 2019, até a semana epidemiológica nº 27 foram confirmados 415 casos nos estados de São Paulo, Amazonas, Roraima, Pará e Santa Catarina com dois casos.

Prevenção

A vacina tríplice viral Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) é a única medida de prevenção eficaz contra o sarampo protegendo também contra caxumba e rubéola. Indicação: crianças com idade entre 12 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias: Uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) aos 15 meses de idade. Indivíduos até 29 anos de idade deve ter 02 doses da vacina tríplice viral. De 30 a 49 anos, se não vacinados anteriormente, fazer uma dose.