Background

Notícias

Escola André Marafon inaugura Composteira Comunitária

Compartilhar

Chapecó, 28/1002019, segunda-feira – Na semana passada a Escola Básica Municipal André Antônio Marafon inaugurou uma Composteira Comunitária nas dependências da escola. Essa iniciativa foi proposta pelo “Clubinho do Meio Ambiente”, formado por alunos da escola, que tem como objetivo levar à comunidade a forma correta de descartar os resíduos orgânicos. Essa ação integrou a programação da Semana Lixo Zero, realizada de 20 a 27 de outubro. Integrantes do Instituto Lixo Zero Brasil, Instituição Chapecó Criança - Cidadania em Ação, Programa Lixo Zero e muitas famílias, estiveram presentes neste momento especial.

Cada familiar, professor e funcionário trouxeram seus resíduos para a composteira, e o Clubinho do Meio Ambiente orientou o funcionamento do processo de compostagem, bem como todo o percurso de organização da horta da escola. Todos foram convidados a plantar temperos e verduras, e ainda, coletar os alfaces plantados a partir do Método Lages de Compostagem.

O nome do local foi carinhosamente escolhido para homenagear uma pessoa muito especial para a Escola e para o meio ambiente: Dona Anilde Fagundes - servidora da escola há cerca de 30 anos, batalhou pela horta e ensina para os alunos do Clubinho os cuidados com a terra e com o ambiente. Para a Gestora da Escola, a inauguração da Composteira Comunitária e da horta é um momento de muita alegria. “Para todos na escola, pois mostra que o trabalho realizado com nossas crianças está dando certo”, relatou.

A Composteira Comunitária vai atender a demanda da comunidade local recebendo os resíduos orgânicos, nas segundas e quintas-feiras, e também todos poderão aprender com os alunos do Clubinho a produzir sua própria composteira em casa. Enzo Henrique Mantovani, de 10 anos é um dos alunos que participou da atividade. “É muito legal de participar do Clubinho, nós aprendemos a cuidar do meio ambiente e também podemos ajudar as pessoas a entender a importância de dar o destino correto para o lixo”, disse. O pai dele, Everaldo Mantovani destaca que seu filho é um parceiro ativo da Escola e adora fazer parte do Clubinho. “Ele está sempre incentivando em casa, toda a família, aprender a separação correta do lixo”, comentou.

A Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera destaca a importância da conscientização das crianças na separação dos resíduos e cuidados com o meio ambiente. “Ações como esta, desenvolvida pela EBM André Marafon contribui muito para termos uma cidade Lixo Zero” finalizou.