Projeto em CEIM ensina sobre os animais

Chapecó, 30/10/2019, quarta-feira – O projeto “Que Bicho é Esse?” foi um estudo sobre animais, visando proporcionar conhecimentos e desafios em relação aos interesses expressados pelas crianças, para que elas compreendessem a importância desses seres para o homem.

Além de ser um assunto que desperta o interesse e a curiosidade das crianças, o mesmo foi realizado a partir de estratégias lúdicas e prazerosas, tornando os alunos protagonistas da construção de sua aprendizagem no decorrer das atividades. A Professora Jéssica Damin, que ministra aulas no Centro de Educação Infantil Municipal São Pedro com a Turma do Maternal, notou a importância de identificar e relacionar os animais domésticos com a vida humana, por estarem presentes no dia a dia da maior parte dos alunos. Foram várias atividades trabalhadas, desde a identificação das diversas espécies, dos habitats, dos cuidados, das necessidades básicas, bem como, os diferentes sons emitidos pelos animais.

Em meio às atividades lúdicas, foram realizadas atividades práticas mais próximas da realidade, onde a professora levou animais vivos para as crianças visualizarem, tendo também uma simulação de como acontece à ordenha de leite e a construção de um ninho para a galinha chocar, dentre outras atividades que complementaram o projeto. “O projeto ‘Conhecendo e Aprendendo com os Animais’, despertou curiosidade e interesse nas crianças, por meio de diversas atividades tiveram a oportunidade de conhecer a utilidade de alguns animais para a vida humana e a importância dos cuidados e o respeito com os mesmos”, explicou a professora Jéssica.

A aluna Aghatha Christiny Jurkoski, de 04 anos gostou das atividades. “Eu gostei de ver o pintinho nascer”, disse. Já a aluna Alice Caprini, de 05 anos, aprendeu sobre a importância dos animais. “Adorei saber dos animais da fazenda, do peixe da vaca e do pintinho. Eles dão comida e leite pra nós”, comentou.